19/11/2015 às 15h48min - Atualizada em 19/11/2015 às 15h48min

Como preparar o e-commerce para as vendas de Natal

Da redação
Da redação

O Natal é uma das datas que mais movimenta a economia do país, principalmente o comércio eletrônico. Em 2014 as vendas online representaram cerca de R$ 5,9 bilhões, segundo dados do e-bit. Mesmo com a crise econômica que o Brasil enfrenta a  expectativa de faturamento do comércio eletrônico em 2015  é de R$ 49 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Depois do Black Friday que acontecerá no dia 27 de novembro, o Natal é  a outra data  bastante esperada para os lojistas e consumidores.

 

O planejamento é feito com cuidado para que o cliente seja atraído. Mas, o sucesso das vendas nesse período - ou em qualquer outro - depende de uma série de fatores. É preciso planejar sobre a linguagem que abordará o público, ofertas atrativas, marketing digital, e-mail marketing, formas de pagamentos e principalmente no pós-venda. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para preparar o e-commerce para as vendas de Natal, mas que vale para qualquer período do ano. Confira!

 

1 - Planejamento

 

O planejamento deve ser pensando com algumas semanas de antecedência. Nele é importante que o lojista analise quem é o público que deseja atingir (faixa etária, sexo…) e qual as ofertas que é possível realizar com os produtos do site. Além disso, deve ser pensado nas opções de pagamento e frete, se é possível facilitar mais para o cliente sem comprometer o lucro da empresa. Muitas empresas ganham cliente por conter as melhores condições de frete.

 

Ainda no planejamento é preciso analisar a possibilidade de ampliar as opções de pagamento, estar preparado para o número de acessos do site, além de garantir a boa experiência do cliente durante a compra.

 

2 - Marketing Digital

 

Investimentos em marketing digital devem ser bem pensados e muito bem executados para ter um retorno de sucesso. Faça uso das redes sociais mais utilizadas pelo seu público para divulgar as campanhas. Não exite em utilizar as ferramentas de e-mail marketing, pois uma grande parte das pessoas que chegam até o site são através dele. Existem agências que são especializadas em marketing de performance (como essa), que podem ajudar a elaborar estratégias mais completas de marketing digital como um todo.

 

3 - Pós-venda

 

Toda data que promete um número maior de vendas precisa garantir que o consumidor receba os produtos no período prometido e tenha um suporte no caso de troca, devolução e entre outros fatores. A responsabilidade do atendimento na pós-venda é garantir que o cliente não tenha uma experiência ruim. Talvez esse seja um dos momentos mais importantes, porque é o que garantirá uma boa imagem da loja virtual, ou não.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.