04/09/2013 às 13h30min - Atualizada em 04/09/2013 às 13h30min

Procura pelo 'Circuito Saúde' do curso de Nutrição do CEUNSP supera expectativas

O evento, gratuito e voltado à população, integrou a 2a Semana de Estudos em Nutrição

Com mais de 350 atendimentos realizados na manhã de sexta-feira, dia 30, superando as expectativas dos organizadores, o curso de Nutrição do CEUNSP promoveu o “Circuito Saúde” no Salão de Eventos do campus I, em Itu. O evento, gratuito e voltado à população, integrou a 2a Semana de Estudos em Nutrição, entre os dias 28 e 30, que contou também com palestras e workshops para os alunos, e marcou as comemorações pelo Dia do Nutricionista, em 31 de agosto.

O Circuito consistia em um giro pelo Salão de Eventos onde o participante recebia diversas orientações nutricionais quanto aos grupos alimentares, experimentava receitas saudáveis, tinha seu Índice de Massa Corpórea (IMC) calculado, com pesagem e medição de altura e cintura, aferia a pressão arterial, fazia teste de glicemia e, com base nos resultados e informações de seus hábitos alimentares, recebia orientações individualizadas.

O tema principal da Semana girou em torno dos Alimentos Funcionais, como forma de prevenção de doença e melhoria da qualidade geral da saúde. Também foram distribuídos panfletos com receitas contendo estes alimentos como ingredientes e outras informações sobre os diversos grupos de alimentos, além dos 10 passos para a alimentação saudável, definidos pelo Ministério da Saúde.

O número de participantes refere-se às pessoas que completaram todo o circuito. “Tivemos também uma grande circulação de pessoas, o que foi importante para divulgar hábitos saudáveis à toda a população”, comemora a coordenadora do curso, Amanda Calegari.

Quem participou, também aprovou a iniciativa. “Achei uma excelente forma de orientar a população e a gente sempre tem o que aprender”, afirmou o estilista de cabelo, Roberto Martins, 50 anos. A professora Jacira Camargo, 61, participou com o marido, Rafael Correia, 65. “As estudantes são ótimas. Meu marido e eu já fazemos acompanhamento, mas visualizando do jeito como foi feito aqui é mais fácil de lembrar de fazer a coisa certa”, destaca.

O professor de inglês, Gabriel Ferreira, 18 anos, afirma que aprendeu muitas coisas sobre os benefícios do óleo de coco, que previne o câncer, e as qualidades do aspargo e de muitos outros alimentos. “Os alimentos laranjas ajudam em muitas coisas, como pulmões e o sistema respiratório. Me surpreendi com o bolo de maçã com aveia, é muito gostoso e saudável. Vou tentar fazer em casa”, disse.

O aposentado Adão Rodrigues de Andrade, 60 anos, avalia que um evento como esse deveria fazer parte da rotina da população. “Muitas pessoas, mesmo os graduados, não estão totalmente informados sobre as nossas necessidades orgânicas. Assim como cuidamos da nossa beleza externa, como as mulheres se maquiam todo dia, também devíamos fazer isso todo dia com o nosso interior”, reflete.

A coordenadora Amanda destacou a grande participação na organização do evento por parte dos estudantes, que puderam tirar uma importante lição profissional, que é o atendimento voluntário à população. “Atingimos um público muito bom para o primeiro evento aberto à comunidade. Observei o empenho e esforço individual de cada aluno, em especial o envolvimento incondicional dos representantes de turma, que desde o primeiro esboço trabalharam com garra e fé no projeto”, disse. “Um evento com esta proporção não se faz sem muito esforço e esforço foi o que toda esta equipe fez para nos prestigiar e valorizar o Dia do Nutricionista”.

O "Circuito Saúde" contou com o apoio dos cursos de Gastronomia, Educação Física, Biomedicina, Enfermagem e Farmácia, do CEUNSP e da Associação de Diabetes de Indaiatuba, com a presença do presidente Edvaldo Furtado Apolinário.

Os workshops voltados aos alunos abordaram temas como Gastronomia Hospitalar, Alimentação Vegetariana e Aproveitamento total de Alimentos, além de palestras sobre Atuação do Nutricionista em SPA, Nutrição Estética, Normatização para Fitoterapia pelo Conselho Regional de Nutrição, entre outros assuntos pertinentes à área, como Diet e Light e Consumo de Ovos sem medo do colesterol. Expositores de produtos alimentícios participaram da Semana trazendo aos alunos Suplementos Nutricionais, Alimentos Desidratados, Dermocosméticos, Suplementos Esportivos, além de produtos como Chia, Linhaça, Amaranto e Maca Peruana.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.