03/09/2013 às 16h51min - Atualizada em 03/09/2013 às 16h51min

Prefeitura fecha parceria com Instituto Dante Pazzanese e Santa Casa é beneficiada

O hospital recebeu um novo aparelho para exame cardiológico, que tem acoplado nele um modem de transmissão de dados.

Na manhã desta terça-feira, dia 03, foi inaugurado um novo aparelho de eletrocardiograma na Santa Casa de São Roque.

Estavam presentes na ocasião, o prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa, o diretor de Saúde, Dr. Sandro Rizzi, o administrador da Santa Casa, Julio Mariano e os técnicos responsáveis do Institudo Danta Pazzanese.

Segundo Eddie Alonso (bioengenheiro do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e diretor Industrial), a comunidade poderá usufruir de um sistema inédito, que agiliza o resultado de exames cardiológicos sem custo nenhum.   Na ocasião, os técnicos responsáveis Ramon Baronetti e Mariana Costa (IDPC) explicaram que com o novo aparelho, o eletrocardiograma (sinais cardiacos) do paciente é enviado, por telefonia celular, até o servidor (computador central que administra e fornece informações a outros computadores) do Instituto Dante Pazzanese.

A prefeitura de São Roque recebeu o equipamento sem  nenhum custo. Todas as despesas, inclusive de manutenção, ficarão por conta do convênio firmado entre o Instituto Dante Pazzanese e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

O principal diferencial desse novo equipamento é o fato dele ter acoplado nele um modem de transmissão de dados. Com isso, é possível enviar dos dados do exame do paciente para um servido que fica no Instituto Dante Pazzanese e que compartilha tudo com outros computadores. Esse conteúdo é acessado por médicos especializados, disponíveis 24 horas por dia, que podem dar um laudo sobre o exame e encaminhar o diagnóstico de volta ao local de origem.  O resultado pode ser impresso no próprio aparelho.

“Esse aparelho vai trazer, na prática, um profissional de cardiologia trabalhando em parceria com os médicos daqui, 24 horas por dia, auxiliando em todos os paectos que dizem respeito ao exame”, afirma Ramon Baronetti.

Esse sistema se chama tele diagnóstico e permite um diagnóstico rápido que pode identificar alterações cardiológicas como infarto agudo do miocárdio, entre outras, e tomar medidas imediatas para o atendimento de melhor qualidade para o paciente.

“Esse avanço representa uma grande conquista para a população. Um resultado nesse tempo com o apoio de uma estrutura de um Instituto como o Dante Pazzanese, é uma grande vitória. A gente tem altos índices de óbitos por problemas cardíacos. Essa ferramenta vem exatamente para auxiliar nessa questão”.

Sobre as vantagens da vinda do novo aparelho, o Dr. Sandro Rizzi explica: “a grande dificuldade do pronto-socorro, não só em São Roque, é que não temos um porte para ter um cardiologista de plantão. O plantonista ficava em dúvida nesses casos. Esse projeto tem sete cardiologistas de plantão dando os laudos dos eletros. O resultado vai via até o Instituto, onde vai ter um especialista que vai até mesmo orientar a conduta em determinados casos, como por exemplo, emergências. Isso vai dar uma segurança a mais ao plantonista. Se houver uma emergência e for possível esperar o nosso cardiologista, nós esperamos, senão o paciente é transferido”.

“Nós estamos desenvolvendo um serviço de imagem, onde os raios-X, que agora são máquinas novas, vão receber a digitalização da imagem, o que significa que o médico que está no OS poderá ter acesso à chapa do paciente mais facilmente. Com relação ao laboratório, acabamos de firmar uma parceria com a prefeitura, onde os exames são feitos na própria Santa Casa, proporcionando um resultado mais rápido e em maior quantidade”, disse Julio Mariano.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.