27/07/2015 às 11h21min - Atualizada em 27/07/2015 às 11h21min

Novo filme mostra vida e música de Amy Winehouse

Da Redação: Alan Vianni/Revista Rolling Stone - Foto: Reprodução/Internet
Da Redação: Alan Vianni/Revista Rolling Stone - Foto: Reprodução/Internet

Há cerca de dois anos, o documentarista Asif Kapadia começou a entrevistar amigos, colaboradores e parentes da cantora Amy Winehouse em um estúdio de Londres. A cantora havia morrido menos de dois anos antes e as emoções ainda estavam à flor da pele. Então, ele deixou a câmera de lado e usou apenas um gravador de áudio para fazer com que os entrevistados se sentissem mais à vontade. “Estavam nervosos e havia muito sentimento de culpa”, relembra Kapadia. “Virou uma espécie de terapia. Todo mundo se abriu e falou sobre coisas que não havia nunca dito a ninguém, diz o diretor em entrevista a revista Rolling Stone.

O filme  “Amy” – lançado no Festival de Cannes em maio, com bastantes elogios, ainda sem previsão para chegar aos cinemas do Brasil. O filme conta a história da problemática cantora com uma profundidade inédita. O diretor usou imagens de arquivo pessoal da cantora nunca vistas e mais de 100 entrevistas recém-gravadas para documentar o talento e a decadência dolorosa de Amy, que culminou em sua morte aos 27 anos por intoxicação alcoólica.

Uma cena poderosa mostra Amy gravando os vocais para “Back to Black” com o produtor Mark Ronson. “Isso chegou até a gente puramente por acaso”, revela o diretor. “Ouvimos um boato de que alguém havia registrado a sessão e acabamos encontrando as imagens.”

O filme mostra repetidamente enxames de paparazzi agressivos perseguindo a frágil cantora aonde quer que ela fosse, mesmo quando tentava entrar na reabilitação e consertar sua vida. “É bastante visceral. Através dos tabloides, a vida dela virou uma piada, e ela era uma alma sensível. Não era confiante o suficiente para lidar com essas questões.”

O pai de Amy, Mitch Winehouse, um taxista de Londres que começou a lançar as próprias músicas depois que a carreira da filha decolou, deu amplas entrevistas a Kapadia e é visto em boa parte das imagens de arquivo – em um momento, aparecendo até em uma visita a ela durante férias no Caribe, embora Amy não tivesse idéia de que ele chegaria com uma equipe de filmagem. O retrato geral é de um pai profundamente dedicado, mas que também estava muito interessado em maximizar o potencial de lucro da filha, mesmo enquanto a saúde dela degringolava. Mitch ficou extremamente irritado com a edição final do filme. “Estão tentando me retratar do pior ângulo possível”, afirmou ao jornal The Guardian.

As cenas finais, em que uma Amy doente mal consegue cantar no palco, podem ser difíceis de assistir, assim como o momento em que as autoridades saem da casa dela em Londres carregando um corpo. “Parte da intenção do final é perguntar: ‘Como deixamos isso acontecer?”, declara Kapadia. “Como deixamos esse negócio continuar e ninguém interveio e impediu isso?”

Veja o trailer do filme abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=_2yCIwmNuLE

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.