23/07/2015 às 18h17min - Atualizada em 23/07/2015 às 18h17min

Saiba o que é otite e veja como tratá-la

Da redação Foto: Reprodução Internet
Da redação Foto: Reprodução Internet

A otite é a infecção que atinge o ouvido médio, um pequeno espaço cheio de ar que fica atrás do tímpano. Essas infecções podem ser muito dolorosas para algumas pessoas e são mais frequentes no inverno por serem ocasionadas devido principalmente à inflamação e ao acúmulo de fluidos na região. As crianças são ainda mais propensas a sofrer com essa doença, sendo que no caso de bebês é recomendado o atendimento médico urgente.

Causas

Antes de encontrar o tratamento adequado é preciso saber qual é a fonte da infecção, pois a otite pode ser causada por uma bactéria ou por um vírus. Inchaço, infecção respiratória ou até mesmo alergia podem bloquear as trompas de Eustáquio, que são os dois tubos que fazem a ligação das orelhas médias à garganta. Desta forma, o ar não chega até a região, criando um vácuo e sucção, puxando o fluido e os germes do nariz e da garganta para o ouvido médio.

Há ainda a possibilidade de contrair otite pela inflamação dos adenoides, duas pastilhas de tecidos que ficam atrás do nariz, que desempenham um papel importante na atividade do sistema imunitário. Quando eles inflamam, por estarem também perto da trompa de Eustáquio, acabam aumentando de tamanho e bloqueando as trompas.

Quando buscar ajuda

A dor de ouvido precisa de acompanhamento médico para que o diagnóstico seja preciso e o tratamento seja feito de maneira adequada. É recomendado ainda que a procura por um profissional da saúde seja imediata quando os sintomas durarem mais de um dia, a dor de ouvido for aguda ou, no caso de bebês e crianças, for apresentada insônia ou irritação depois de uma infecção respiratória ou resfriado.

Tratamento

O primeiro passo no tratamento da otite é amenizar a dor, sintoma principal e mais incômodo da doença. Se o paciente apresentar uma melhora já nos primeiros dias, é possível tratar os sintomas em casa com a medicação indicada por um médico, como esta por exemplo.

No caso das infecções bacterianas, o tratamento é feito normalmente com um antibiótico. Se a otite for muito frequente, é necessário que o médico proponha uma maneira mais contínua de tratar a doença, além de investigar as possíveis causas.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.