01/07/2015 às 15h45min - Atualizada em 01/07/2015 às 15h45min

Brasil fecha acordo comercial e climático com EUA

Da Redação: Alan Vianni - Foto: Reprodução / Internet
Da Redação: Alan Vianni - Foto: Reprodução / Internet

A presidente Dilma Rousseff participou durante esta semana nos Estados Unidos, de diversas reuniões sobre o clima, e assuntos comerciais. Ao lado do presidente americano Barack Obama, Dilma fechou acordos comerciais e climáticos. O objetivo é aumentar o volume de negócios entre os países nos próximos 10 anos.

Na Casa Branca, Dilma e Barack elaboraram uma agenda com relações bilaterais, que inclui menos burocracia para turistas freqüentes que visitam o EUA e um cadastro pré-aprovado com regras que facilitam a exportação da carne brasileira.

 De acordo com portal de notícias G1, na reunião também ficou resolvido algumas questões climáticas. A mais importante delas é que a partir de 2030, 20% da energia elétrica gerada nos dois países deverá vir de fontes renováveis, sem contar as usinas hidrelétricas. A presidente Dilma disse que o Brasil se compromete a eliminar todo o desmatamento ilegal em 15 anos.

Depois da reunião, o presidente Barack Obama e a presidente Dilma Rousseff deram uma entrevista coletiva na Casa Branca.

Em entrevista, a presidente disse que o fato de o Brasil enfrentar hoje uma crise econômica não significa que o papel no cenário internacional seja reduzido. "Os países, eles passam por crises e dificuldades. E eu saudei hoje o presidente Obama por ter superado a crise que atingiu o país em 2008, 2009 - o Brasil também vai superar os efeitos dessa crise que recai agora sobre ele, e vai fazer isso com muita decisão, muito empenho", disse Dilma.

Já o presidente Obama, acredita que com esta nova agenda de planos políticos, os dois países irão evoluir. “Por mais que os Estados Unidos sejam poderosos, há uma série de questões internacionais, que não podemos resolver sozinhos”, disse o presidente dos Estados Unidos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.