30/04/2015 às 13h07min - Atualizada em 30/04/2015 às 13h07min

Câmara aprova Comissão para investigar situação das Marias-Fumaça

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Assessoria de Imprensa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Assessoria de Imprensa

A Câmara dos Vereadores aprovou na noite de segunda-feira, dia 27, o Projeto de Resolução 007-L, de autoria do Vereador Mauro Góes, para a criação de uma Comissão para Assuntos Relevantes (CAR) que irá apurar a real situação das locomotivas Marias-Fumaça, adquiridas em 2009 e 2010 pelo Ex-Prefeito Efaneu Nolasco Godinho. O comitê formado pelos Vereadores Mauro Góes, Etelvino Nogueira, Alacir Raysel, José Carlos de Camargo e Rodrigo Nunes terão um prazo de 30 dias (prorrogáveis por mais 30) para apurar a situação das locomotivas e a viabilidade do Projeto Trem Turístico.

A sessão contou com uma grande participação da população. O Projeto de resolução não estava previsto na pauta da Sessão Ordinária realizada no dia, entretanto foi inserido para votação na 16° Sessão Extraordinária, realizada em seguida, juntamente com o Projeto de Lei- 39-E, de autoria do Executivo e que previa a venda das locomotivas. Entretanto, quando o projeto do leilão das Marias-Fumaça foi anunciado, juntamente com suas emendas, o Vereador Alfredo Estrada pediu que o projeto fosse adiado por uma sessão, pedido que foi atendido apesar dos votos contrários dos Vereadores Flávio Brito, Adenilson Correia (Kalunga), Rodrigo Nunes, Alexandre R. Soares (Mandi), Alacir Raysel e José Carlos de Camargo.

Com o projeto adiado até a 14º Sessão Ordinária, que se realizará no dia 04 de maio, o Projeto de Resolução para a formação da CAR foi votado. O plano foi aprovado com cinco votos contrários, dos Vereadores Alacir Raysel, Alexandre R. Soares, José A. Barros (Zé Dentista), José de Camargo e Rodrigo Nunes. O Vereador Kalunga deixou o plenário antes do início da votação.

Após o término da votação o Vereador Etelvino Nogueira se indicou para participar da comissão juntamente com o Vereador Mauro Góes e pediu que o Presidente Flávio Brito nomeasse os membros na comissão pertencentes a base do governo naquele momento, para agilizar os trabalhos. O presidente então nomeou os demais vereadores que farão parte da comissão.

Como o Projeto de Resolução foi apresentado pelo Vereador Maurinho, este passa a ser o Presidente da CAR. Segundo o legislador, a comissão é uma oportunidade para esclarecer a real situação das Marias-Fumaça. “O Projeto Trem Turístico envolve toda a cadeia de turismo do município, como artesanato, gastronomia e hotelaria. Com a CAR vamos convocar as autoridades que fizeram parte deste projeto, para que possamos chegar a uma conclusão se ele é ou não viável”, afirma o legislador.

O Vereador Etelvino Nogueira foi um dos maiores defensores da criação do comitê e afirmou ao Jornal da Economia que, embora o Projeto das Marias-Fumaça seja importante, as dificuldades em sua implantação devem ser discutidas profundamente. “A importância desta comissão será colher informações da Prefeitura, por parte da ALL, buscar informações em municípios que já tenham este projeto implantado e conversar com o seguimento do nosso município que envolve este projeto, para analisar a viabilidade do mesmo”, afirma o vereador. Segundo Etelvino o projeto não se iniciou com a organização necessária e por isso faltam informações sobre o mesmo, entretanto não é o momento de apontar dedos e sim discutir o assunto com responsabilidade.

Os trabalhos da comissão se iniciaram na manhã de terça-feira, dia 28.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.