07/05/2024 às 12h00min - Atualizada em 07/05/2024 às 12h00min
Atletas da Academia Eliseu Prestes são homenageados na Câmara de São Roque
Robson Lima, Luis Hyppolito, Luciano Epifânio e Thiago Amaral receberam a Moção de Congratulações nº 119/2024, em virtude de suas conquistas no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu de 2023
Foto: Divulgação Através da iniciativa do Vereador Niltinho Bastos, os atletas Robson Rios de Aragão Lima, Luis Renato Hyppolito, Luciano Silva Epifânio e Thiago Luiz Amaral, da Academia Eliseu Prestes, receberam a Moção de Congratulações nº 119/2024, na Câmara de São Roque, em virtude de suas conquistas no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu de 2023.
A homenagem foi entregue durante uma Sessão Ordinária, realizada na última sexta-feira (03). Na oportunidade, Niltinho Bastos falou sobre o talento dos competidores.
“São Roque, mais uma vez provado seu incomensurável potencial para abrigar pessoas de talento singular, povoou o Mundial de Jiu-Jitsu Esportivo 2023. Encabeçado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE), foi realizado entre os dias 23, 24, 25 e 26 de novembro, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, reunindo talentosos atletas de diversas localidades em uma competição marcada por técnicas refinadas, estratégias arrojadas e muita emoção”, afirma.
O quadro de medalhas terminou com a seguinte configuração: Robson Rios de Aragão Lima - Ouro na Categoria Médio; Luis Renato Hyppolito - Ouro na Categoria Meio-Pesado; Luciano Silva Epifânio - Prata na Categoria Pesadíssimo e Thiago Luiz Amaral - Bronze na Categoria Pesado.
Sobre o esporte:
O jiu-jitsu é uma arte marcial de origens seculares, tradições antiquíssimas e duradouras, e seu nome, em japonês, pode ser livremente traduzido como “arte suave e versátil”. A finalidade de sua criação se deu pelo fato de que, no campo de batalha ou durante qualquer enfrentamento, um samurai poderia acabar sem suas espadas ou lanças, necessitando, então, de um método de defesa sem armas: o jiu-jitsu nasce, portanto de sua contraposição ao kenjitsu e outras artes ditas rígidas, em que os combatentes portavam espadas ou outras armas.
Atualmente, o jiu-jitsu é um esporte reconhecido e regulamentado, em nosso país, pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu. Em nível regional, há as federações estaduais. As principais competições nacionais são o campeonato brasileiro, o campeonato brasileiro de equipes e o campeonato brasileiro de estreantes. Outro papel da confederação brasileira é o de selecionar atletas para competirem em nível internacional, como o campeonato pan-americano e o campeonato mundial.