24/05/2013 às 09h23min - Atualizada em 24/05/2013 às 09h23min

São Roque comemora o Dia da Indústria

No dia 25 de maio é comemorado o Dia da Indústria, além de simbolizar a importância industrial entre os setores da economia, a data é uma homenagem a memória do patrono da indústria nacional

 

No dia 25 de maio é comemorado o Dia da Indústria, além de simbolizar a importância industrial entre os setores da economia, a data é uma homenagem a memória do patrono da indústria nacional, Roberto Simonsen, que faleceu em 25 de maio de 1948. Roberto Simonsen foi um engenheiro industrial, administrador, professor, historiador e político, além de membro da Academia Brasileira de Letras.

As indústrias começaram a surgir com a revolução industrial que se deu a partir do invento da máquina a vapor permitindo a mecanização dos meios de produção, a partir deste invento, a quantidade e velocidade de produção cresceram muito, e assim, a produção que antes era artesanal, personalizada e em baixa quantidade, passou a ser padronizada e produzida em grandes quantidades. Isto permitiu a comercialização de produtos não só na cidade onde era produzido, mas para outras cidades, países e até para outros continentes.

A primeira indústria de grande porte a se instalar na em São Roque foi a Brasital. A gigante têxtil chegou a gerar 80% da mão de obra disponível na cidade e influenciou o município economicamente e culturalmente.

Em seu conjunto arquitetônico de 9.200m² eram produzidos diversos tecidos, como o algodão e o brim, que eram comercializados no mercado nacional e internacional.

A presença da indústria do vinho também é forte no município, que conta com um grande número de vinícolas e tem posição de destaque no mercado nacional.

De acordo com Cláudio Góes, Presidente do Sindicado dos Vinhos (SINDUSVINHO), a indústria vinícola está presente na região desde o final do século XIX, “o surgimento da indústria aconteceu no final do século XIX com a chegada da imigração italiana ao Brasil e em especial na nossa cidade, onde juntamente com descendentes da colônia portuguesa, detectaram as condições ideais para produção dos vinhos de mesa através das variedades de uvas da época”.

Apesar do declínio do setor na região, Cláudio afirma que há um futuro promissor para o vinho sanroquense, “O setor está se mobilizando no sentido de se expandir e desenvolver a indústria do vinho local, seja na área  de cultivo, com testes de novas  variedades e manuseio, passando pela industria onde o conhecimento e a tecnologia de produção deverá ser restabelecida finalizando na comercialização através do marketing profissional e ágil para assim atender as expectativas dos seus consumidores, fieis aos  conhecidos e sempre presentes vinhos de São Roque”.

            Para o prefeito de São Roque Daniel de Oliveira Costa, o desenvolvimento de uma cidade não pode ser pensado longe do desenvolvimento industrial, “A Indústria é fundamental, pois não podemos imaginar desenvolvimento, sem pensar na indústria. Ela é diretamente ligada a geração de emprego e renda, o que proporciona oportunidades e melhoria de vida da população. Devemos incentivar e atuar como um órgão facilitador, pois turismo e indústrias podem sim, existir na mesma cidade, sem que um atrapalhe o outro. Respeitando o meio ambiente e não poluindo a natureza, tudo o que for positivo para o trabalhador são-roquense, é bem vindo”, afirmou o prefeito.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.