13/03/2015 às 10h41min - Atualizada em 13/03/2015 às 10h41min

São-roquense irá viajar pela América do Sul em palestras sobre luta contra o câncer

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Gabriele Pinho
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Gabriele Pinho

Não são todas as pessoas que tem a oportunidade de realizar um sonho, muito menos um que se originou de uma batalha pela vida. Este é o caso de Michel Octávio, que no dia 21 de março irá partir em uma grande jornada pela America do Sul, promovendo palestras sobre a sua luta contra o câncer.

Aos 23 anos Michel descobriu que estava com um câncer no testículo e um nódulo no estômago, o que levou o jovem a lutar contra uma doença que é conhecida por ser “traiçoeira” e extremamente letal.

Segundo Michel, a forma como seus pais receberam a notícia de sua doença fez com que ele decidisse enfrentar a situação de outra maneira. “Receber a notícia foi difícil pra mim, mas quando meus pais souberam, pude ver que foi muito mais difícil para eles. Neste momento soube que se ficasse deprimido, os levaria para o fundo do poço junto comigo”, relembra.

A luta não foi fácil, porém enfrentar a situação com coragem e alegria fez toda a diferença em um tratamento que foi muito mais agressivo do que o normal. Foram 21 sessões de quimioterapia em apenas 3 meses, junto com uma cirurgia para retirada do testículo e mesmo assim Michel não sentiu praticamente nenhum dos efeitos colaterais que são comuns com o tratamento quimioterápico. Não sentiu náuseas, engordou 8 kg e superou o desafio apenas perdendo os cabelos, fato que ele deve a alegria e descontração com que enfrentou estas dificuldades. “Costumo dizer que 10% da doença está sempre na sua cabeça, mas acho que no meu caso foram 50%”, comenta.

A maneira que Michel enfrentou esta enfermidade contagiou as pessoas que conviviam com ele. Alguns amigos começaram a pedir para que ele falasse sobre sua história às pessoas que estavam enfrentando o câncer e estas histórias se tornaram uma palestra dada em hospitais para pessoas que estavam enfrentando o mesmo problema que ele havia passado.

Suas histórias ficaram pequenas para o Brasil e assim, surgiu o projeto que o levará por nove países da América do Sul, em uma viagem que deve durar cerca de seis meses e mais de 33 mil km em busca de hospitais e pessoas que queiram ouvir sua história. A meta é visitar pelo menos uma instituição por país, o que segundo Michel não será difícil, mesmo sem nenhuma visita pré-agendada. “Nunca encontrei um lugar que se negasse a ouvir minha história então isto não me preocupa”, comenta.

Mesmo que algumas pessoas o achem louco, principalmente por partir em uma viagem dessas em uma moto de apenas 125 cilindradas, Michel está mesmo sabendo que saiba que ira enfrentar inúmeros desafios, nem mesmo a diferença de idioma o assusta. “Não falo espanhol, mas pelo menos sei contar minha história na língua, afinal ela é muito curta: Soy um hombre com um huevo sólo”, brinca

Empolgado por finalmente entrar nesta jornada, Michel fala que não poderia estar mais feliz, ao realizar o sonho que lutou tanto para conseguir e essa é a mensagem que deixa para todos, sejam aqueles que estejam saudáveis ou os que estejam enfrentando alguma doença séria: “Você tem que fazer aquilo que faz seus olhos brilharem”, finaliza.

Michel recebe patrocionio de Tutto Motos, Azzul, Smart Vision, Adv. Lopes e Fernandes, Visão Filmes,  Franquia Moto Peças


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.