20/09/2024 às 12h16min - Atualizada em 20/09/2024 às 12h16min

Saiba quais são as propostas dos candidatos a prefeito de São Roque

Nesta semana, Cabo Jean (PL), Chumbinho (Solidariedade) e Guto Issa (PSD), os concorrentes ao Executivo da cidade, foram convidados a enviarem suas ideias sobre os planos de investimentos em Educação e Meio Ambiente

Fotos: Divulgação
O Jornal da Economia abriu espaço para os candidatos a prefeito da Estância Turística de São Roque divulgarem suas propostas. Ao longo das próximas semanas, serão apresentados alguns temas e pedimos que cada candidato nos respondesse através de um vídeo gravado no formato horizontal (celular deitado) com no mínimo 1 minuto e no máximo 2 minutos para cada tema.

Nesta semana, Cabo Jean (PL), Chumbinho (Solidariedade) e Guto Issa (PSD), os concorrentes ao Executivo da cidade, foram convidados a enviarem suas ideias sobre os planos de investimentos em Educação e Meio Ambiente. As perguntas foram: “O que pretende fazer para melhorar a educação?” e “Queimadas e desmatamentos são dois graves problemas que ocorrem no país. Como pretende cuidar do meio ambiente do município?”.

Confira na íntegra a seguir as principais propostas dos candidatos em relação aos temas abordados.

Educação

Cabo Jean: “Teremos um período integral que funcione, de fato, em nossas escolas, sejam elas as nossas creches, as nossas EMEIs, as nossas EMEFs. Iremos trazer tranquilidade para as mães, para os pais, que trabalham para garantir o sustento da família, de maneira que eles tenham a garantia que os seus filhos estarão em um ambiente seguro e necessário, não mais tendo que saírem no meio do dia de maneira que esses pais tenham seus trabalhos comprometidos ou fiquem na dependência de favores.

Aos nossos profissionais da educação, iremos dar suporte e garantir a estrutura de trabalho que eles precisam e merecem, valorizando-os e dando a dignidade de entregarem o seu melhor, sem pressão ou perseguição.

Escolas do Futuro não são prédios erguidos para mera propaganda política, e que ao longo de quatro anos nenhuma delas foi entregue. Escola do Futuro não é para um ou outro bairro, mas sim para todos. Escolas do Futuro são as do presente, que precisam garantir o futuro das nossas crianças, com um ensino de qualidade, com um bom aprendizado. Mas para isso acontecer, serão necessários investimentos e não ficar fechando escolas ou salas de aula.

E, por fim, mães, pais, fiquem tranquilos. Nós iremos garantir a entrega do material escolar. Nós iremos garantir a entrega do uniforme escolar. Mas além disso, nós vamos garantir o professor dentro da sala de aula.

Nós iremos fazer São Roque ser orgulho como sempre foi. O nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) vai aumentar, o nosso IDEB vai subir. Nós não vamos permitir que o nosso ensino tenha uma decadência por falta de investimento!”.

Chumbinho: “Quando falamos de educação, temos mais um ponto em que a cidade não cresceu nos últimos quatro anos. Nós sabemos o quanto nós temos hoje um grupo de professorado insatisfeito com a não-promulgação, com o não-pagamento da ‘lei de um terço’, lei essa que foi aprovada em 2008 e até hoje São Roque não paga. Quero dizer para vocês que essa lei eu vou cumprir e vou fazer aparecer os recursos devidos para aplicação e atendimento desses professores.

Mas nós podemos também apontar outros fatores que levaram São Roque a decair nesses índices apontados pelo IDEB. A cidade que já contemplava um currículo escolar adotado pela maioria dos professores teve goela abaixo implementado o sistema SESI que não foi aceito por todos os professores. Além do custo elevado das apostilas SESI, nós constatamos também que São Roque não possui uma educação uniformizada, de forma que nós temos vários bairros que nem acesso à internet ainda existe.

Temos também a falha nos tratamentos odontológico e oftalmológico das nossas crianças, nos quais a prefeitura não vem dando atenção e o número apontado de casos que atrapalham ou dificultam o aprendizado é muito elevado aqui em São Roque. Nós teremos um cuidado com o programa ‘Saúde da Família’, fazendo um levantamento de como estão todos os nossos alunos e resolvendo esses problemas nesses próximos quatro anos, em que a educação e a saúde estarão sempre caminhando juntas para que a gente possa ter uma cidade mais igualitária. Nas nossas escolas continuaremos a ter uniformes e materiais escolares, mas não permitiremos nunca a falta de um professor de matemática e português nos últimos anos da formação desses alunos.

Eu nasci num lar de professores e sei da importância da educação na formação de uma sociedade, e não vou permitir nunca perdermos esses valores!”.

Guto Issa: “Na área da educação, as nossas principais propostas são reformar 12 escolas, construir duas novas Escolas do Futuro e três creches, ampliar a valorização dos profissionais da educação, colocar o programa ‘Parquinho nas Escolas’ para funcionar, transporte escolar com monitor e continuar a revolução da educação!”.

Meio Ambiente

Cabo Jean: “Com relação às queimadas, uma das primeiras coisas que eu quero implantar na Prefeitura de São Roque é um Departamento do Verde. É um departamento específico onde nós vamos ter separadamente o meio ambiente e a agricultura em um único departamento. Nós vamos criar um plano de contenção às queimadas para proteger o nosso meio ambiente, para proteger a nossa fauna, a nossa flora.

Iremos ampliar a nossa fiscalização, realizar campanhas voltadas à prevenção a essas queimadas, incrementar no currículo escolar a cultura da sustentabilidade, aumentar a fiscalização no quesito das queimadas, proporcionar campanhas nas escolas, inclusive implantando no currículo escolar a educação ambiental, que nada mais é do que trazer a cultura da sustentabilidade para as nossas crianças, para os nossos jovens. Quando falamos em queimadas, podemos mencionar três tipos de incêndio. O incêndio criminoso, aquele da manutenção de propriedade, ou até mesmo o espontâneo.

Mas o nosso foco vai ser justamente no incêndio criminoso, que é aquele onde o objetivo é reduzir a vegetação florestal, e é isso que nós precisamos combater. Muitas pessoas tentam se aproveitar e isso tem machucado muito a nossa população, que sofre com o ar comprometido, a nossa fauna, a nossa flora. Nós vamos ser extremamente combativos com a questão de queimadas.

E mais, iremos criar, sim, leis punitivas que irão mostrar a essas pessoas que estão sobrecarregando o nosso meio ambiente, comprometendo a nossa vida em sociedade. E essas pessoas terão, sim, punições, e nós vamos usar os recursos dessas punições dentro de um fundo voltado a trabalhos que permitirão a educação ambiental!”.

Chumbinho: “Sabemos da importância do meio ambiente para São Roque pela quantidade de mata que nos cercam. Mais de 60% da nossa área faz parte da Mata Atlântica e é o que embeleza a nossa cidade. Sei do cuidado que devemos ter com o nosso meio ambiente, inclusive agora com essas queimadas tão assustadoras.

Quero propor à Secretaria do Meio Ambiente, com o Conselho Municipal e o Fundo Municipal, onde teremos aqui todas as responsabilidades de todos os estudos que hoje são repassados para a CETESB e outros órgãos. Eu quero ter aqui toda essa responsabilidade para que possamos acelerar todos os estudos de impactos que afetam a nossa cidade.

Outra proposta é criar uma política municipal de agricultura urbana para zerar queimadas e manter os terrenos limpos, com geração de renda. Também promover a educação ambiental nas salas de aula, junto às cooperativas e associações que iremos criar, difundindo assim a reciclagem e o uso de resíduos orgânicos.

São Roque não respeita a Política Nacional de Resíduos Sólidos desde 2010, quando foi instituída.

Nossa CooperSol está interditada e, se não reestruturada, deixa de atender toda a nossa população. A criação de ecopontos na cidade é necessária para que não tenhamos tantos lixos descartados nas ruas mais afastadas da nossa cidade.

É com um olhar do ativista ambiental que quero ser o prefeito dessa cidade para que ela nunca perca a sua beleza natural!”.

Guto Issa: “Essa é uma área muito importante que nos preocupa muito e muito abrangente. Na sustentabilidade, as nossas principais propostas são: estudo para a resiliência da cidade, um fundo de emergências climáticas, ampliação da coleta seletiva de lixo e ecopontos, ampliação da educação ambiental, a construção de três parques lineares e tem muito mais no nosso programa de governo!”.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.