15/08/2024 às 17h34min - Atualizada em 15/08/2024 às 17h34min

Uma arte de exaltação ao padroeiro São Roque

O artista são-roquense Franco Vecchioli de Lima, especialista em ilustrações e Arte Muralista, executou um trabalho artístico em um muro localizado na esquina da Rua Rosa Oliveira com a Rua Quinze de Novembro, região central de São Roque, em comemoração ao 367º aniversário da cidade

Por Ana Laura Gonzalez
Foto: Franco Vecchioli de Lima
O artista são-roquense Franco Vecchioli de Lima, especialista em ilustrações e Arte Muralista, executou um trabalho artístico em um muro localizado na esquina da Rua Rosa Oliveira com a Rua Quinze de Novembro, região central de São Roque, em comemoração ao 367º aniversário da cidade. O muro, que estava pichado, ganhou uma belíssima ilustração inspirada no padroeiro São Roque.

O profissional, que finalizou a arte nesta semana, conversou com o Jornal da Economia e contou que, embora já tivesse vontade de fazer um trabalho artístico para as Festas de Agosto, a pintura somente foi colocada em prática após uma conversa que teve com uma das organizadoras do evento.

“A festeira Luciana entrou em contato comigo perguntando se eu queria e podia contribuir com uma arte minha para as Festas. Em questão de dias antes das Festas começarem com a Entrada dos Carros de Lenha, ela conseguiu a autorização para eu pintar o muro e, no mesmo dia do desfile, eu comecei a pintar”, afirmou Franco.

O artista também falou sobre o seu processo criativo para começar a desenvolver o trabalho, explicando que para essa arte ele trouxe elementos característicos de São Roque.

“Utilizei os [elementos] turísticos, então na pintura temos a Brasital, a Igreja da Matriz, a Capela do Santo Antônio, o Morro do Cruzeiro, o Morro do Saboó, uma garrafa de vinho e uma alcachofra. Tentei reunir o máximo de elementos que ficassem legais no momento de representar o município e, no centro do desenho, fiz a ilustração do santo São Roque no andor e com toda a atenção voltada para ele. Bem em cima escrevi ‘Viva São Roque!’, que é o grito de guerra da nossa cidade”, declarou ele.

Ainda de acordo com Franco Vecchioli de Lima, a ideia foi desempenhar o trabalho aos poucos e durante as Festas, para que as pessoas pudessem acompanhar o processo desde os rabiscos até o preenchimento com tinta ou a finalização de detalhes no desenho.

“O legal desse trabalho é que foi demais ver a interação das pessoas quando elas passavam, olhavam e se sentiam de alguma forma representadas por São Roque. A aceitação está sendo muito boa. É um trabalho que estou fazendo voluntariamente, mas não tem preço ver o sorriso de quem se identifica e elogia. Está sendo uma experiência única para mim, diferente de tudo o que eu já fiz e me sinto realizado”, afirmou o profissional, destacando que a arte foi pensada e feita para ser um presente para São Roque.

Confira outros trabalhos do artista através do Instagram @franco.ilustra.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.