Quando a gente fala em pensamentos negativos a primeira coisa que a gente tem de entender é que a gente não tem como impedir os pensamentos de acontecerem.
O nosso cérebro foi feito pensar e faz isso: pensa, pensa, pensa... então, não adianta nada falar para a pessoa: “não pense nisso”, pois é aí mesmo que ela vai pensar sem parar.
O sistema fica pensando em determinado assunto quando ele acha que é um problema a se resolver, uma questão; entretanto, este pensamento fixo e condicionado pode trazer problemas para dormir, comer, trazendo prejuízos diversos e deixando a pessoa menos funcional.
Quanto gasto energético! Alguns pacientes relatam verdadeiro cansaço físico, que é proveniente desta ruminação constante de pensamentos intrusivos e negativos.
Então, a primeira coisa a entender: a pessoa não conseguirá parar de pensar e terá de lidar com isso! Proibir ou bloquear um pensamento? Não tem como. Vamos aceitar e lançar mão de algumas ferramentas para regular estas emoções.
Diário da Gratidão: A pessoa que tem muitos pensamentos intrusivos, com uma propensão maior a isso pode fazer um Diário da Gratidão, deixando um caderninho à mão, onde escreverá coisas boas que acontecem no dia - colocando o foco nos aspectos positivos da vida. O olhar é retirado dos aspectos trágicos e catastróficos da existência. O diário trabalha justamente o ajuste desta cognição.
Buscar Terapia para Reconstrução Cognitiva: Em terapia o profissional auxilia o paciente a identificar o padrão destes pensamentos para posteriormente desafiar a veracidade deles, com frases: “não tem como dar errado porque você fez tal e tal coisa”; “se der errado, tudo bem porque você já tem tal estratégia...” assim, pouco a pouco, a pessoa vai se equipando e se sentindo mais no controle.
Mentalização por Sons e Respiração e Imagens: Quando a pessoa perceber estes pensamentos intrusivos e a respiração curta e ofegante, buscar prestar atenção na respiração, colocar uma música ou sons relaxantes, induzindo o sistema a relaxar. A pessoa pode também “chamar” de dentro de si imagens, cenários que evoquem essa tranquilidade, como uma tarde na praia com a família, uma caminhada na natureza, uma cachoeira, uma fogueirinha em um dia frio... A ideia é que a pessoa utilize a mentalização como uma ferramenta para trazer sensação de paz.
Ter e Acionar Rede de Apoio: Como mencionado, não adianta falar para a pessoa não pense nisso e aquilo porque a pessoa não tem repertório para ampliar esta perspectiva; sendo assim: Rede de Apoio é fundamental para auxiliar na ampliação destas perspectivas... Rede de Apoio não é ter um milhão de amigos, por vezes, uma única já pode desempenhar este papel para ajudar a questionar os pensamentos catastróficos.
Atividades Físicas: Quando falamos em pensamentos negativos, provavelmente estamos falando de uma pessoa muito ansiosa, que fica o tempo todo antecipando tragédia. Metabolicamente é extremamente indispensável um esporte de que goste, por conta de neurotransmissor. Os praticantes de esportes têm o sistema mais equilibrado e menos propenso a ansiedade. As atividades físicas baixam o cortisol e aumentam a dopamina e a serotonina. Fora isso, os esportes propiciam novas relações e ganho extra de saúde, bem-estar e autoestima.