05/04/2024 às 11h28min - Atualizada em 05/04/2024 às 11h28min

A importância do produtor rural na sustentabilidade das comunidades locais

Foto: Divulgação
Por Wanderlei Divino Antunes
 
É comum esbarrar no discurso de que as grandes empresas movimentam o país, com grandes quantias de dinheiro sendo aplicadas em mais estruturas, em prédios bonitos e máquinas agrícolas cada vez maiores. E realmente, essas grandes corporações realmente movimentam a economia, mas, você já parou para pensar em qual tipo de empresa movimenta coisas cotidianas, como por exemplo, a comida que chega até sua mesa?
 
A agricultura familiar representa hoje aproximadamente 70% dos alimentos que consumidos no Brasil. É desse tipo de empresa que gostaria de abordar nesta matéria, o Produtor Rural. Você já parou para pensar no impacto dessa atividade? Regionalmente, os produtores rurais têm um impacto muito grande, não só na agricultura, como também na criação de animais, pesca, silvicultura, entre outros.
 
Os produtores rurais são divididos em três grupos: pequeno, médio e grande produtor. Esses grupos são definidos com base no faturamento anual do produtor. Para termos ideia, no Brasil, 84% de todas as propriedades rurais, são de pequenos agricultores. Não é novidade que o Brasil é um país extremamente rentável nessa área.
 
 Mas então, além dos benefícios que os produtores rurais entregam para a região, quais são as vantagens que eles possuem? Bom, o governo entende a importância dessa profissão, então oferece projetos, incluindo facilidades de crédito rural através de programas como o Pronaf, que financia custeio, investimento em tecnologias agrícolas e aquisição de veículos com condições vantajosas. Além disso, há a isenção em taxas e outros benefícios de tributação.
 
O produtor rural tem muito valor para sua região. Pegando São Roque como exemplo, existem diversos produtores no município. É muito importante que eles continuem se desenvolvendo, não só na produção, mas também na valorização do turismo rural em nossa cidade.
 
São Roque, por ter o título de terra do vinho, também é lembrada pelas grandes plantações em sua área rural. O contato com a terra, com uma alimentação mais leve e um ar mais puro para respirar, é muito procurado por diversas pessoas. Principalmente para aquelas que possuem um estilo de vida agitado nas grandes metrópoles. 
 
Para você consumidor, dê uma chance e tente buscar quais são os produtores da sua cidade, é garantido que valerá a pena a experiência. O cultivo desse tipo de relação é importante para nós, enquanto sociedade. É gratificante consumir um alimento que você sabe de onde veio, quem produziu e quais ferramentas foram utilizadas.
 
Para você empresário, busque parcerias com os produtores rurais da sua região, é bem possível que vocês consigam fechar uma proposta de fornecimento de materiais muito boa, inclusive com produtos de boa qualidade.  Essa colaboração não só pode impulsionar a economia local, mas também fortalecer os laços comunitários, garantindo um ciclo de crescimento sustentável e benefícios mútuos para todos os envolvidos.
 
Wanderlei Divino Antunes entre outros, é: Contador (CRC 000191161/O-5), Jornalista (MTb Nº 0085052/SP), graduando em Gestão Pública, empresário, síndico e administrador de empresas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.