19/12/2023 às 17h11min - Atualizada em 19/12/2023 às 17h11min

Mazars lista seis dicas para empresas terem gestão de caixa eficiente em 2024

Em todo final e início de ano as empresas se preocupam em como ter boas práticas na gestão do caixa financeiro, visando em ter um fluxo sustentável. Rodrigo Viñau, sócio-líder de Financial Services da Mazars, auditoria e consultoria empresarial, elaborou algumas dicas para uma gestão eficiente:

1. Concentre-se no caixa

Preocupe-se em construir liquidez, mesmo que sua posição seja "devedora". Monitore o caixa diariamente com um horizonte de tempo de, pelo menos, 15 dias.

2. Gaste com moderação

Seja seletivo nos gastos. Antes de desembolsar alguma quantia, pergunte-se ao menos três vezes: "É necessário? É imprescindível? Não dá para esperar?". Mesmo que as respostas sejam "sim", negocie o prazo e os parcelamentos.

3. Atenção aos seus créditos

Em relação aos seus créditos (ativos e contas a receber), monitore-os diariamente. Avalie aqueles de maior risco para a realização e cuide deles em caráter diferenciado. Para aqueles que apresentarem potenciais evoluções de risco de não recebimento, negocie descontos e abatimentos.
Nesse momento de transição política e mudanças na economia, dê preferência para as posições de renda fixa.

4. Classifique os seus débitos

Em relação aos seus débitos (obrigações diversas a pagar), classifique-os em grupos distintos: tributos, serviços públicos, empréstimos financeiros, fornecedores de bens ou serviços e salários, por exemplo. Se o seu fluxo de caixa comportar, assegurando o nível de caixa adequado para o seu negócio, cumpra-os, mas sempre olhando para o futuro. Ou seja, tenha o mínimo de segurança de que o caixa será reposto.
Oportunidades de financiamento: embora existam fontes de financiamentos por meio de instituições financeiras, analise com cautela as diferentes opções, principalmente nesse período de juros altos.

5. Cogite a terceirização

Avalie a hipótese de terceirizar as eventuais negociações a pessoas e empresas competentes. Se puder, concentre-se em atividades que te ajudam a gerar riqueza e caixa para o negócio.
Assegure a sua saúde pessoal e também das pessoas que lhe cercam. Mantenha-se equilibrado emocionalmente e acredite que, com trabalho planejado, colaborativo e bem direcionado, os obstáculos serão superados.

6. Reavalie os custos de contratos

Em situações nas quais você tem contratos com o mesmo fornecedor há muito tempo, podem existir oportunidades de contratos para que tenha uma diminuição de custos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.