19/11/2023 às 18h43min - Atualizada em 19/11/2023 às 18h43min

Temporal destrói estufas com criação de camarões em Mairinque

JE conversou com Elisandro Lincoln Gregório, o proprietário de um restaurante e petiscaria localizado em São Roque, que teve a sua criação completamente devastada pela chuva

Da Redação: Ana Laura Gonzalez
Fotos: Divulgação
O temporal que atingiu diversos pontos do Estado – bem como São Roque e região – no último dia 03 de novembro, deixou muitos vestígios não só com quedas de energia e de árvores pelas ruas, mas também com danos materiais e prejuízos financeiros para empresários.

Nesta semana, o JE conversou com Elisandro Lincoln Gregório, o proprietário de um restaurante e petiscaria localizado em São Roque, que teve a sua criação de camarões completamente devastada pela chuva. As quatro estufas com água salinizada ficavam em um sítio no bairro Pitangueiras, em Mairinque, e foram destruídas pelas ventanias e pela forte chuva que atingiu o local na ocasião.

“Eu vou ter que recomeçar do zero e o investimento para isso é gigantesco. Antes do ocorrido, eu estava fazendo reformas em uma das estufas para a gente povoar os camarões, só que agora tudo foi destruído e eu ainda não consegui avaliar todo o prejuízo”, lamentou o empresário.

O homem ainda conta que a procura pelos camarões tem sido frequente, mas, devido a sequência de fatos que causou estragos em seu local de criação, ele e seus clientes vem se sentindo lesados pela falta do produto. “Estou com clientes me pedindo os camarões e eu não vou ter agora porque a ciclo de produção deles é de 90 a 100 dias. A perda foi total e a estrutura das estufas não serve mais para nada”, continuou.

Sobre o apagão
O apagão ocorrido na sexta-feira (03) deixou residências e estabelecimentos no prejuízo, seja por horas ou dias. O Jornal da Economia recebeu ao longo da última semana muitas imagens de moradores que registraram vias intransitáveis em bairros como Alto da Serra, Mailasqui, Pavão, Carmo e Sorocamirim, em São Roque, e nas cidades Mairinque e Araçariguama.

Mesmo após o restabelecimento da energia na maior parte da região, munícipes de localidades mais afastadas procuraram a nossa reportagem para relatar que a falta de luz ainda imperava em muitas casas e comércios.

Na terça-feira (07), um empresário e dono de um hotel localizado no Pavão disse à redação que, desde a tarde do dia 03, quando ocorreu o temporal, o local estava sem energia. Diante disso, a equipe do estabelecimento teve que tomar providências que resultaram na dispensa de hóspedes, perda de reservas e mercadorias do setor de alimentação do hotel.

Nossa reportagem então questionou a companhia de energia, que informou que “a situação está normalizada e sem registros de ocorrências relacionadas ao temporal do dia 3”. A empresa ainda esclareceu que são apenas casos pontuais ou que ocorreram após o temporal, e todos seriam atendidos ainda nesta quinta-feira (09).

Situação de emergência em Mairinque
A Prefeitura de Mairinque, por meio do Decreto 7.226 de 03 de novembro de 2023, declarou situação de emergência no município, em razão dos danos causados pelos fortes ventos e chuvas. No documento, assinado pelo Prefeito Toninho Gemente e encaminhado para a Defesa Civil do Estado, o município destaca a ocorrência de inúmeros danos, de origem material e ambiental, com famílias tendo suas residências danificadas, e a cidade, sofrendo, mesmo que em algumas partes, com a interrupção do abastecimento de água e o fornecimento de energia elétrica.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.