22/09/2023 às 11h48min - Atualizada em 22/09/2023 às 11h48min

Revisão do Plano Diretor de São Roque é discutida no Instituto Federal

Reunião contou com a presença de representantes do Executivo, da Câmara de Vereadores, especialistas, além de estudantes, professores e moradores

Fonte: Portal G1
Foto: Reprodução

A revisão do Plano Diretor de São Roque foi discutida no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) na última terça-feira (19). A reunião contou com a presença de representantes do Executivo, da Câmara de Vereadores, especialistas, além de estudantes, professores e moradores de áreas que poderão ser impactadas com as mudanças previstas no projeto.

 

O documento foi enviado pelo governo municipal à Casa de Leis no dia 26 de junho, em regime de urgência, e deveria ter sido votado no dia 5 de setembro, mas a votação foi suspensa por conta de uma determinação da Justiça.

 

Após o fórum no IFSP, a prefeitura divulgou que deve marcar quatro novas audiências públicas de maneiradescentralizada no próximo mês, nos bairros Maylasky, São João Novo, Centro e Canguera.

 

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito da cidade Guto Issa declarou que a próxima proposta não será enviada à Câmara em regime de urgência. A questão era um dos pedidos feitos pelos munícipes.

 

Abaixo-assinado

 

Um grupo de moradores fez um abaixo-assinado a respeitodo tema. Eles destacam no texto que a aprovação do projeto do Plano Diretor como está vai descaracterizar o município como "a estância turística importante que é".

 

Eles ainda pontuam que a mudança causará "a devastação das florestas, trará o fim de espécies como quatis, bugios, onças pardas e muitos outros, e reduzirá as chuvas, contribuindo para as mudanças climáticas".

 

O ambientalista e economista Luan Townsend, que resideem São Roque, afirma que a revisão do plano reduzirá o tamanho da área que o dono de um terreno precisa deixar sem construção para absorver água da chuva, por exemplo."O plano atual pede 80% de área necessária para permeabilidade do solo, em caso de novos empreendimentos. Já com a revisão, haverá redução para apenas 60%. Não tem estudos técnicos que embasem a necessidade dessa redução e que mostrem que não há risco," declarou Townsend.

 

Assunto tomou grandes proporções

 

As discussões sobre a revisão do Plano Diretor tomaramgrandes proporções a partir da mobilização do grupo de munícipes, bem como figuras públicas que no último mêsfizeram vídeos de apelo para que a população participasse do abaixo-assinado contra as atuais propostas do projeto.

 

Em um perfil informativo criado no Instagram, moradores têm questionado assuntos como uma possível redução de áreas de mata na cidade – bem como algumas propostas que foram feitas pela Prefeitura Municipal no plano – com o intuito de conscientizar o restante da população a respeito do assunto.

 

Foram veiculados nesta conta vídeos de artistas como Mateus Solano e Denise Fraga, e o escritor e morador de São Roque Pedro Bandeira. “Vocês sabem que eu sou a favor da preservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, o que significa crescimento econômico e qualidade de vida para todos os aliados com a preservação das florestas e nascentes. Por isso, me junto a essas vozes e peço também aos governantes de São Roque que ouçam a população, retirem o regime de urgência de aprovação do Plano na Câmara. Assine a petição e faça parte desse movimento. Afinal, que cidade as crianças vão receber da gente? Participe”, disse o ator e ativista ambiental, Mateus Solano.

 

Assim como ele, a atriz Denise Fraga, que é moradora de Cotia (SP), também fez suas considerações acerca do tema, defendendo a preservação de árvores. “Eu soube que está sendo votado um novo Plano Diretor na Câmara Municipal de São Roque que, em caráter de urgência, vai permitir que o que resta de Mata Atlântica em São Roque vá por água abaixo por especulação imobiliária, então eu peço socorro a vocês. Essas árvores são nossas, não são de quem tem o terreno, porque existe uma lei que as protege. Então, por favor, denunciem o que vocês souberem de desmatamento e assinem esse abaixo-assinado”, destacou ela.

 

Pedro Bandeira se posicionou sobre o assunto através de um apelo nas redes sociais para que toda a população são-roquense, amparada em conjunto, siga conhecendo e discutindo mais sobre o Plano, já que ele norteará o futuro do município. “São Roque é uma cidade que possui maravilhas e não pode ser destruída com loteamentos que são totalmente inúteis para o desenvolvimento do município”, afirmou o escritor.

 

Confira mais detalhes sobre a discussão em torno do Plano Diretor acessando o perfil @planodiretorsr no Instagram e acompanhando nossas redes sociais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.