20/09/2023 às 10h14min - Atualizada em 20/09/2023 às 10h14min

Na ONU, Lula cobra ação de ricos contra fome e desigualdade

Ao falar sobre a guerra na Ucrânia e de outros conflitos que estão em evidência pelo mundo, Lula disse que o Conselho de Segurança da ONU "vem perdendo progressivamente sua credibilidade"

Fonte: Portal G1
Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta terça-feira (19), durante a abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, que "o mundo está cada vez mais desigual".

Em seu discurso, Lula ainda cobrou maior empenho dos "países ricos" em assuntos como a superação da fome e da desigualdade, a promoção da paz, a reversão das mudanças climáticas e a reforma de instituições como a própria ONU.

Ao falar sobre a guerra na Ucrânia e de outros conflitos que estão em evidência pelo mundo, Lula disse que o Conselho de Segurança da ONU (formado por Estados Unidos, China, Reino Unido, França e Rússia) "vem perdendo progressivamente sua credibilidade".

O presidente da República abriu seu discurso na assembleia tratando da fome – e citou que 735 milhões de pessoas em todo o mundo vão dormir "sem saber se terão o que comer amanhã".

"Há 20 anos, ocupei esta tribuna pela primeira vez. Volto hoje para dizer que mantenho minha inabalável confiança na humanidade, reafirmando o que disse em 2003. Naquela época, o mundo ainda não havia se dado conta da gravidade da crise climática. Hoje, ela bate às nossas portas, destrói nossas casas, nossas cidades, nossos países, mata e impõe perdas e sofrimentos a nossos irmãos, sobretudo os mais pobres. A fome, tema central da minha fala neste Parlamento Mundial 20 anos atrás, atinge hoje 735 milhões de seres humanos, que vão dormir esta noite sem saber se terão o que comer amanhã", destacou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.