22/08/2023 às 12h04min - Atualizada em 22/08/2023 às 12h04min

Mídias Sociais Como Empregos Digitais: A Autonomia Para Fazer Renda

Pixabay
Na infância dos anos 80 aos primeiros anos de 2000, para os garotos, o sonho de se tornar um grande nome do futebol, vestir uma camisa 10 e fazer sucesso nas transmissões do Futmax, era o que se via de mais fantástico e grandioso entre as possibilidades de sucesso.
Para as garotas, ganhar um papel como atriz e aparecer nas capas de revistas de resumo de novelas era o que poderia se chamar de sonho de futuro. Para a fama e a riqueza, não havia muitas outras ideias possíveis.

Ao chegar na vida adulta, a grande maioria das pessoas acabava percebendo que, infelizmente, alcançar esses objetivos era coisa para poucos, e passar em um concurso público era a melhor coisa que poderia acontecer na vida profissional de um cidadão médio. Estabilidade, salário digno, benefícios e possibilidades de crescimento sempre foram (e continuam sendo) atrativos muito convincentes quando se vive em um país com milhões de pessoas desempregadas.

Conseguir um emprego comum e, com um pouco de sorte, algum talento, e muito esforço, construir uma boa carreira, ainda é o sonho de muita gente e, também, a realidade de muitas outras.

Hoje, porém, não é só de empregos formais, concursos públicos e empreendedorismo tradicional (aquele muitas vezes realizado através de pequenos comércios e prestação de serviços) que vivem as expectativas e a vida profissional das pessoas.

Os negócios digitais abriram as fronteiras do universo das possibilidades e, desde que o 3G e o wi-fi se tornaram realidades acessíveis, muita gente começou a entender que a internet possibilita a realização daqueles sonhos da infância que pareciam inalcançáveis.

Hoje, não é todo mundo que deseja se tornar um jogador de futebol famoso, mas há uma galera muito antenada e atualizada fazendo fama e dinheiro (algumas vezes, muito dinheiro) participando de campeonatos de e-games ou fazendo streaming e arrastando milhões de pessoas para seus canais.

Se tornar atriz (ou ator) também não é mais o único jeito de estar diante das câmeras.
Tem muita gente se tornando famosa através de canais no Youtube, perfis no Instagram ou no Tiktok, e não é preciso nem fazer cena para chegar lá.

Profissionais de diversas áreas, inclusive os mais bem sucedidos, descobriram que as mídias sociais podem ser um caminho para multiplicar seus ganhos em dezenas, centenas ou milhares de vezes.

Um advogado especialista em seguros pode ser muito bem remunerado atendendo seus clientes, mas é de fácil entendimento que existe uma limitação para sua atuação, seja por questões geográficas ou por demanda. Não é possível, por exemplo, que sejam atendidos 10.000 processos, simultaneamente, pelo mesmo escritório.

Com um canal em qualquer mídia social, é possível que o mesmo advogado alcance milhões de pessoas com apenas um vídeo, tirando dúvidas, explicando detalhes sobre o assunto e aumentando sua credibilidade e importância no mercado.

Nada impede que esses canais sejam monetizados, que ele seja convidado para programas de televisão ou até mesmo que lance um livro. Quanto mais público estiver conectado com o seu trabalho, mais possibilidades ele terá de alavancar uma carreira milionária.
Isso vale para tudo.

Um escritório de contabilidade pode atender quantos clientes simultaneamente?
Com certeza, menos de um milésimo do que um vídeo explicando sobre impostos, taxas, amortizações, sistemas como o enotas, ERPs e outros ligados ao tema, pode alcançar.

Quanto mais gente interessada, mais dinheiro na conta.

Os nichos e possibilidades são infinitas e, mesmo quem não quer aparecer em vídeos e colocar a própria imagem para jogo, pode desenvolver conteúdos que gerem tráfego, acessos, e dinheiro na conta. O site Todo Dia Mais Leve, por exemplo, trabalha para o público que deseja emagrecer com saúde, que precisa de uma forcinha para iniciar dietas e implementar um novo estilo de vida. Neste caso, quem brilha não é um personagem, mas um ponto de encontro para pessoas com o mesmo objetivo.

Não é difícil imaginar o tamanho do público que um site como este pode alcançar. Daí, é só monetizar, seja com tráfego pago, com a venda de produtos ou infoprodutos e voilà, adeus emprego formal e olá para, quem sabe, um faturamento anual milionário, daqueles que não se consegue em emprego algum - seja ele público, ou em uma empresa privada.

Para inspirar quem ainda não tem certeza se o caminho da internet pode, realmente, substituir o mercado formal (para quem deseja, claro), algumas personalidades podem servir como exemplos:

Whindersson Nunes: Um dos influenciadores mais conhecidos no Brasil, começou no YouTube com vídeos de paródias e humor. Ele largou seu emprego como garçom e sua ascensão foi meteórica.
Atualmente, além de seus vídeos, ele faz shows de comédia e também investe em outros empreendimentos, como música e produção audiovisual. Sua fortuna tem valor estimado entreR$200 a 300 milhões.
 
Felipe Neto: Deixou seu emprego em marketing para se tornar um dos influenciadores mais conhecidos do Brasil, através da transmissão de vídeos variados, contendo desde críticas sociais até entretenimento. Ele também investiu em negócios como livros e produtos licenciados, acumulando uma fortuna de cerca de R$65 milhões
 
Kéfera Buchmann: Começou sua carreira no YouTube com vídeos de humor e vlogs. Ela deixou seu emprego em uma loja de roupas para se dedicar ao conteúdo online. Além de vídeos, ela também atua em produções audiovisuais e tem uma linha de produtos. Estima-se que seja dona de 12 milhões de reais.
 
Camila Coelho: Inicialmente uma blogueira de moda, teve uma carreira como influenciadora de beleza. Ela deixou seu emprego como maquiadora para focar em conteúdo online e estima-se que hoje já possua 30 milhões de reais. Com uma presença forte no Instagram e YouTube, Camila trabalha com marcas de beleza e moda, e também lançou sua própria linha de maquiagem.
A lista não é taxativa porque, na verdade, há milhares de influencers só no Brasil. Os nichos são variados e as possibilidades, infinitas.
 
Quem deseja se aventurar tem grande chance de conseguir um bom resultado se se dedicar de verdade e estiver disposto a ir se aperfeiçoando conforme permanece no mercado.
 
É bem mais fácil do que ficar milionário jogando futebol ou esperar por um espaço na novela das nove.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.