06/02/2015 às 10h22min - Atualizada em 06/02/2015 às 10h22min

Cidadãos expõem sua opinião sobre o horário de verão

Da Redação: Gabriele Pinho - Foto:Gabriele Pinho
Da Redação: Gabriele Pinho - Foto:Gabriele Pinho

O horário de verão, que está em vigor desde o dia 19 de outubro, acaba no domingo, 22 de fevereiro. Uma notícia boa? Quando for meia noite de domingo, o relógio deve ser acertado e voltar às 23h de sábado – estendendo o final de semana em uma hora.

O horário de verão, instituído pela primeira vez em 1931, é adotado sempre nesta época do ano para aproveitar melhor a luminosidade natural do dia e reduzir o consumo de energia, que cresce por causa do calor e do aumento da produção industrial às vésperas do Natal.

Para saber se as pessoas realmente economizam energia nessa época e se gostam ou não deste horário, o Jornal da Economia visitou a Feira Noturna de São Roque na última quarta-feira, 04, para saber a opinião das pessoas sobre o horário de verão.

Uma das entrevistadas foi a modelo, Laura Zaparolli Favero, que diz não gostar do horário de verão. “Não gosto nenhum pouco desse horário, porque me atrapalha muito. Você acha que é um horário e quando vê é outro. Me sinto um pouco perdida no tempo”, declara Laura. Questionada sobre se este horário afeta seu consumo de energia, a jovem diz depende muito de pessoa para pessoa, apesar de achar que seu gasto com eletricidade continua o mesmo.

O aposentado Alcínio Santiago diz gostar, e muito, do horário de verão. “Gosto muito deste horário. Podemos aproveitar bem mais o dia, dá pra fazer muitas coisas. Sem falar que neste horário se consome menos energia, pois a noite tarda a chegar então não há a necessidade de se acender todas as luzes”, declara o aposentado. Alcínio também foi questionado sobre o recesso de água, e diz estar economizando o máximo nesta crise hídrica. “Estou economizando bastante, pois nós sabemos que este precioso líquido é ouro e a gente tem que economizar e colaborar. Por isso hoje não vejo tantas pessoas desperdiçando como antes, quando se lavava as calçadas com água. É necessário se conscientizar com esta crise que está presente em nosso estado”, finaliza Alcínio Santiago.

Outra amante do horário de verão, presente na Feira Noturna de São Roque, foi a Life Coacher, Érica Pinheiro. “Particularmente eu gosto bastante, eu acho que até deveria ser prorrogado esse horário, pois não me atrapalha em nada, só as crianças que acabam saindo mais cedo pra escola, mas para mim é um horário muito agradável. Em relação a economia de energia, creio que  têm sido bem ao contrario. Devido ao calor, creio que deixamos o ar condicionado muito tempo ligado e a conta de energia duplicou, foi um susto”, comenta Érica. Questionada sobre a economia de água, a Life Coacher diz estar economizando e muito nesta época de crise hídrica. “Em casa estamos economizando muito, nem meu carro tenho deixado lavar no posto de gasolina. Creio que o cidadão tem consciência e que cada um tem que fazer sua parte, tendo em vista que hoje, quem mais tem desperdiçado água, vem sendo nossa querida Sabesp”, finaliza Érica.

Já o feirante, Rodrigo Ito dos Santos, não é fã do horário. “Para mim, o horário de verão é péssimo, já que nós, feirantes, temos que acordar mais cedo do que o normal. Fora isso, o movimento da feira pela manhã cai um pouco, uma vez que as pessoas preferem dormir até mais tarde”, comenta. Questionado sobre a necessidade de economizar água nesta época da crise hídrica, Rodrigo diz que as pessoas ainda não têm consciência sobre o tamanho do problema que podemos enfrentar.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.