Mais cinco cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) poderão ter a tecnologia 5G ativada muito em breve: Mairinque, Alumínio, Araçoiaba da Serra, Itu e Votorantim. Sorocaba já recebeu a liberação para o uso da faixa de 3,5 GHz, por onde funciona o 5G “puro”, no último dia 1º de janeiro.
A liberação da faixa não significa, entretanto, que redes do 5G serão acomodadas imediatamente nesses municípios. A instalação de estações da funcionalidade depende do planejamento individual de cada prestadora de serviços de telefonia. Compete às operadoras que arremataram lotes na faixa pedir ao órgão o licenciamento e as ativações de estações do 5G.
As cidades da região anunciadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) integram um grupo de 78 próximas de capitais ou de cidades com mais de 500 mil habitantes que estão liberadas, a partir da última quarta-feira (25), a contar com a tecnologia.
Os novos municípios liberados estão em Minas Gerais, Santa Catarina, Pará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Bahia, além de São Paulo. Para as cidades, os compromissos de abrangência previstos no edital estabelecem 2025 como prazo final para atendimento.
Conforme divulgou a Anatel, atualmente, 140 municípios já foram liberados para uso desta faixa. Diante desse número, 38,5% da população já têm possibilidade para receber a tecnologia.
O que é 5G
A tecnologia 5G é uma evolução da atual conexão 4G. Segundo especialistas, a tecnologia admitirá maior velocidade para baixar e enviar arquivos, diminuindo o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornando as conexões com mais estabilidade.
A tecnologia foi lançada oficialmente em julho no país e a capital federal foi a primeira cidade a receber o 5G, seguida das capitais. Em Sorocaba, a instalação da infraestrutura para operar a tecnologia aconteceu em agosto do ano passado, na região central da cidade.
Para acessar a tecnologia, é preciso ter um celular compatível. A expectativa é de que, com o passar do tempo, todos os aparelhos agrupem a conexão, assim como ocorreu com o 4G.
Os municípios, os bairros e a quantidade de estações licenciadas, bem como os aparelhos celulares certificados para a utilização do 5G, podem ser consultados no site www.gov.br/anatel.