Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse neste domingo (1º) como o 39º presidente da história do Brasil. A comemoração do início do mandato atraiu centenas de milhares de apoiadores à Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Em um dos momentos mais simbólicos, Lula recebeu a faixa presidencial de cidadãos comuns, representantes do povo brasileiro.
Em seus discursos, o presidente reforçou a defesa da democracia e a atenção no combate à pobreza e à fome. Ao falar de fome, no parlatório do Palácio do Planalto, de frente para a multidão, Luiz Inácio Lula da Silva chegou a chorar.
Além das falas sobre o futuro do país, ele ainda fez críticas ao governo anterior, sem citar o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Desfile
A equipe de Lula não havia confirmado até o início da tarde de ontem se o presidente faria o trajeto até o Congresso Nacional em carro aberto. Entretanto, no início da tarde, ele subiu no tradicional Rolls Royce da Presidência, acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e da mulher do vice, Lu Alckmin.