08/12/2022 às 19h35min - Atualizada em 08/12/2022 às 19h50min

Moradores cobram melhorias para os bairros Paisagem Colonial e Vinhedos

O JE questionou a Prefeitura Municipal que, através do Departamento de Planejamento, se posicionou sobre as demandas da população são-roquense

- Fotos: Ana Laura Gonzalez

Moradores dos bairros Paisagem Colonial e Vinhedos procuraram o Jornal da Economia na última semana para fazer uma série de reclamações e pedidos de moradores dos bairros Paisagem Colonial e Vinhedos. De acordo com os residentes, problemas como alagamentos em locais específicos, buracos em estradas, esgoto a céu aberto, desmatamento em área pertencente à administração municipal e falta de planejamento e transparência em obras da Prefeitura são agravantes para as regiões destacadas acima.

Um dos homens, que terá seu nome preservado por esta reportagem, ainda fala que as obras do projeto Areninha, na Rua Thomás Antônio Gonzaga (Paisagem Colonial), foram abandonadas. Ele afirma que foi feita uma drenagem na quadra de areia e, no momento, o espaço não tem condições de uso. “Em dias de chuva, isso aqui fica completamente alagado, vira uma piscina. Queria muito saber do governo municipal qual a razão de essa quadra ser de areia, já que no projeto Areninha o campo precisa ser feito de grama sintética”, disse ele ao mostrar as condições do local ao JE.

Já outra moradora falou de uma propriedade pública localizada também na Rua Thomás Antônio Gonzaga que estaria sendo invadida e sendo alvo de desmatamento. “Já construíram ali e estão abrindo cada vez mais espaço, pois é uma área de mata e árvores têm sido derrubadas para que pessoas se apropriem dessa área”, pontuou a mulher, que também terá seu nome preservado.

A nossa reportagem ainda esteve no bairro Vinhedos, mais precisamente nas ruas Marilu e Mazuelo, próximo a uma quadra de basquete que tem sido construída pelo Poder Público. Quem reside nas proximidades do local alega abandono, falta de manutenção nas ruas, além de uma ausência de planejamento e transparência da Prefeitura com relação à obra da quadra.

“Aqui está abandonado! Quando chove enche d’água com muita facilidade e dificulta a passagem de pessoas e carros. Além do mais, nesse ponto a Prefeitura começou a dar andamento na construção desta quadra, mas depois parou. Acho que pela falta de interesse das pessoas, eles preferiram dar continuidade ao projeto no bairro Paisagem Colonial, mas o problema é que aqui já existe uma boa parte construída e que está se deteriorando com o tempo”, falou um residente do Vinhedos, enquanto mostrava os problemas existentes ao redor do local.

“Logo ao lado [da quadra] há um barranco com risco de desabamento, em volta da área temos entulho e muitas rachaduras. Isso aqui tem risco de afundar, foi uma obra muito mal planejada. Aqui é um local afastado e todo esse material que está neste espaço, como esses holofotes instalados, pode ser alvo de furtos e vandalismo”, criticou o homem, reforçando também que a Prefeitura deveria ser mais transparente quanto ao andamento e os investimentos que foram feitos no local.

Ele diz que, assim como já existe na Areninha do Paisagem Colonial, na quadra de basquete do Vinhedos também deveria ter uma placa informando o valor do investimento total, o período da obra e o responsável pelo projeto inacabado.

Diante das reclamações, o Jornal da Economia questionou a Prefeitura de São Roque que, por meio do Departamento de Planejamento, informou que as obras de construção na Areninha do Paisagem Colonial não estão concluídas e, desta forma, o espaço ainda não está próprio para uso. “Os trabalhos no local seguem sendo realizados, incluindo a drenagem, para oferecer à população um espaço esportivo e de lazer inédito no bairro, bem como a Areninha do Vinhedos, cujas obras foram retomadas recentemente”, disse a pasta.

Com relação à denúncia de desmatamento em uma área no Paisagem Colonial, a administração afirmou que o caso será apurado pelo Departamento.

Já sobre a zeladoria realizada nas vias do Vinhedos, a pasta declarou que trabalhos de manutenção foram iniciados na região há poucos dias. “O bairro segue inserido de ações da administração, que mantém um cronograma específico com o objetivo de atender todas as regiões de São Roque”, explicou o governo municipal.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.