01/12/2022 às 18h59min - Atualizada em 01/12/2022 às 18h59min

Contratar Crédito pode ajudar seu empreendimento em tempos de crise? Confira!

Assessoria de Imprensa Foto: Pixabay

Empreender já representa um grande desafio em tempos normais. Contudo, os últimos anos têm sido ainda mais difíceis para quem tem um negócio.

Com a crise sanitária e econômica provocada pela pandemia de Covid-19, empreender com sucesso se tornou um desafio ainda maior. Investir em novos negócios ou ampliar as atividades foi ainda mais raro. Assim, esse se tornou um momento especialmente difícil para o mercado de crédito.

Isso porque, diante das incertezas provocadas pela crise, os empreendedores tendem a ficar mais cautelosos com seus gastos, especialmente quando se trata de contrair uma nova dívida.

Entenda melhor este momento e confira algumas iniciativas para atravessá-lo com mais tranquilidade.

Qual o cenário para o mercado de Crédito?

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae e Fundação Getúlio Vargas, em  2022 o número de solicitações de empréstimos se manteve estável em relação a 2021. Isso pode indicar que os empreendedores, especialmente os de menor porte, estão cautelosos ao contratar novos empréstimos.

Outro dado relevante trazido pela mesma pesquisa é que, boa parte dos entrevistados, possuíam algum tipo de dívida relacionada a empréstimos. Na oportunidade, 43% dos empreendedores disseram ter contratado crédito em 2021 e 59% relataram que quase 1/3 dos seus custos mensais estão comprometidos com empréstimos.

Isso significa que a estagnação nas contratações de crédito pode ocorrer devido grande parte das empresas estarem endividadas. Outro fator que contribui para este cenário é a  alta da Selic, o que torna a contratação de empréstimo mais cara.

Afinal, contratar um crédito pode ser uma boa estratégia para fugir da crise?

Tanto empresas de crédito como empreendedores têm buscado alternativas para atravessar de maneira mais tranquila esse período de recuperação da economia.

Enfrentar um período turbulento exige algumas atitudes, dentre elas: 

Fazer uma análise de suas despesas e avaliar onde é possível cortar ou diminuir gastos, priorizando o que de fato é essencial. Adequar as metas da empresa e pesquisar o mercado para identificar novas formas de faturamento. Inovar nos processos e produtos através da automatização. Liquidar estoques, quando houver. Ter boas estratégias de divulgação. Negociar contratos e dívidas em aberto para obter melhores condições. Manter compromissos em dia e, caso já esteja endividado, procurar substituir dívidas caras por empréstimos com juros menores.

E, para realizar muitas dessas iniciativas, é necessário algum investimento. Assim, mesmo diante das  incertezas, contratar um empréstimo pode sim ser uma boa estratégia, especialmente quando se trata de reduzir custos maiores, como a automatização de processos e substituição de dívidas como juros muito altos.

Ou seja, a contratação de crédito viabiliza iniciativas importantes em momentos de crise. Contudo, para conseguir essas vantagens, é preciso contratar uma modalidade de empréstimo como o crédito com garantia de imóvel, o qual é bastante vantajoso para empreendedores.

Conclusão

Embora possa parecer contraditório, a contratação de um empréstimo pode ser sim uma boa estratégia para enfrentar esse momento de instabilidade financeira nos negócios. No entanto, é preciso conhecer os melhores modelos e gastar de maneira eficiente.

Ou seja, um passo fundamental é encontrar a melhor modalidade de empréstimo para seu negócio, assim como a melhor financiadora, como a CashMe que é uma das fintechs brasileiras que está em ascensão.

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.