23/11/2022 às 18h15min - Atualizada em 24/11/2022 às 14h26min

Você precisa ser MEI para abrir um E-commerce? Saiba por quê!

A praticidade da internet permite que qualquer pessoa realize vendas diretas, mesmo que não tenha se dedicado a abrir um e-commerce.

Basta exibir um produto nas redes sociais, ou mesmo enviar individualmente pelo WhatsApp para contatar clientes em potencial.

Porém, quem deseja crescer e ter seu próprio negócio de verdade, precisa estruturar melhor as vendas, até para alcançar mais consumidores.

Para isso, o ideal é montar seu e-commerce vinculado a um CNPJ, começando como microempreendedor individual (MEI).

Neste artigo, você vai conhecer os principais passos para concluir essa tarefa e impulsionar as vendas.

Boa leitura!

Abrir e-commerce é bom negócio?

Essa é uma dúvida comum a muitos autônomos e profissionais que sonham em empreender.

Pois saiba que este é um mercado em expansão.

Para se ter uma ideia, em 2021, as vendas online cresceram quase 27% em relação ao ano anterior, representando um faturamento de mais de R$ 161 bilhões, conforme a Neotrust.

Foram feitas 353 milhões de entregas no período – 16,9% mais pedidos que em 2020.

Além desses dados animadores, abrir um e-commerce transmite uma imagem de profissionalismo para o público.

Ao acessarem a loja virtual, seus futuros clientes passam a ver os produtos como parte de uma empresa, em vez de simples vendas amadoras.

Isso dá muito mais confiabilidade às compras, auxiliando na atração e fidelização do consumidor.

MEI pode abrir e-commerce?

Sim, o microempreendedor individual pode ter seu e-commerce.

Possuir uma loja virtual está entre as atividades autorizadas para o MEI, que deverá escolher o código CNAE referente ao seu nicho de mercado.

Um e-commerce de artigos fotográficos, por exemplo, deverá ser cadastrado sob o CNAE 4789-0/08, enquanto uma loja de eletrodomésticos terá o número 4753-9/00.

Tendo sua área de atuação definida, dá para abrir sua MEI em alguns cliques.

Basicamente, é preciso criar uma conta no site Gov.br, preencher um formulário e finalizar seu cadastro no Portal do Empreendedor.

Como abrir um e-commerce de sucesso

Agora que você entende a importância de formalizar seu negócio, acompanhe 9 passos fundamentais para o sucesso das vendas.

1. Conheça seu público-alvo

Comentamos acima que você precisa selecionar o nicho de mercado para definir a CNAE correta.

É dentro desse setor que estará seu público-alvo, ou seja, os clientes em potencial para o seu e-commerce.

Use pesquisas, dados sobre clientes atuais e faça testes para entender as necessidades do público, e como sua loja virtual pode responder a essa demanda.

2. Defina a identidade visual

Nome, logo e cores estão entre os elementos da identidade visual que deverão aparecer no seu e-commerce.

Se possível, conte com o suporte de um designer para criar um logo.

3. Registre um domínio

Assim como a loja física tem um endereço, a virtual terá um domínio, que corresponde ao seu endereço virtual.

Há alternativas gratuitas, como dos sites Wix e Wordpress, porém os domínios do tipo “lojavirtual.com.br” costumam ser pagos.

A boa notícia é que as mensalidades são baixas.

4. Selecione uma plataforma para e-commerce

Falando em Wordpress e Wix, ambas são plataformas intuitivas que permitem a estruturação do seu e-commerce, mesmo que você não entenda nada de programação.

Considere os recursos dessas e outras opções, como a Shopify, para criar suas páginas na web.

5. Inclua diferentes formas de pagamento

Cartões de crédito, débito, Pix e boleto bancário são os meios de pagamento mais populares.

Decida quais deles você deseja oferecer no seu e-commerce para que possa negociar com operadoras de cartão, por exemplo, ou abrir uma conta bancária para empresas.

Também é possível contratar um meio de pagamento eletrônico para facilitar as cobranças e recebimentos, como o PagSeguro e o PayPal.

6. Controle o estoque

Ao exibir seus produtos na loja virtual, é necessário garantir que constem no estoque.

Assim, dá para evitar a frustração de clientes ao se deparar com itens indisponíveis ou prazos de entrega muito extensos.

7. Atenção à logística de entrega

Seu negócio vai precisar de parceiros que levem o produto até o endereço dos consumidores.

Organize quem serão eles, seu alcance e o tempo necessário para a entrega.

O cliente deverá ter fácil acesso a essas informações quando estiver selecionando os produtos e, novamente, ao finalizar a compra.

8. Ofereça canais de interação com o cliente

Envie e-mails de confirmação com contatos facilitados, como por chat ou WhatsApp para que o cliente tire dúvidas.

9. Mantenha seu negócio regularizado

Por fim, não se esqueça de atender às exigências para manter seu MEI ativo, como o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) mensalmente.

E entregar a Declaração Anual de Faturamento (DASN) até o mês de maio.

Se precisar de ajuda, vale acionar uma contabilidade para MEI e esclarecer as dúvidas.


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