23/08/2022 às 19h32min - Atualizada em 23/08/2022 às 19h32min

Fulfillment: o que é e como funciona na logística para e-commerce

No início da operação, geralmente as lojas virtuais possuem uma equipe pequena, onde acabam fazendo de tudo um pouco, até mesmo o separo e envio dos produtos.

 

Mas, conforme a demanda aumenta, é normal que o desafio de gerenciar o processo de gerenciamento de estoque, pedidos e logística.

 

Vender online sem pensar na logística para e-commerce sem dúvidas é uma das piores coisas a se fazer. Caso você não tenha uma estratégia consolidada, seu negócio estará fadado ao fracasso.

 

Garantir uma boa experiência de compra em uma loja online é fundamental para a plena satisfação do consumidor, onde o mesmo é altamente influenciado por uma entrega rápida e de qualidade em seus produtos.

 

Com isso, podemos considerar que a logística é um dos pontos vitais a ser pensado quando falamos de e-commerce. Neste conteúdo, vamos te dar dicas sobre como alavancar seu negócio e te mostrar um processo que fará toda a diferença: o Fulfillment.

 

O que é Fulfilment?

O Fulfillment tem se tornado cada vez mais popular dentro do e-commerce, sendo um conceito que significa, em tradução livre, cumprimento, realização e preenchimento. Na logística, o fulfillment é responsável por indicar todos os processos que envolvem o atendimento do pedido do cliente. Ou seja, desde o momento que ele adiciona um item no carrinho até a entrega do produto ao cliente final.

 

O processo com eficiência exige uma atuação integrada de diversos setores para garantir a excelência do serviço prestado, entre eles estão: logística, tecnologia, atendimento e marketing.

Como o Fulfillment faz a diferença na logística para e-commerce?

O fulfillment faz com que todos os serviços sejam realizados de modo eficiente. Desde a preparação do estoque, passando pelo processamento de pedidos, entrega e logística reversa (se for necessário), aliás, até mesmo a satisfação e fidelização fazem parte do fulfillment.

 

Confira as etapas desse processo:

 

Estoque: o armazenamento de produtos, a localização e as quantidades ideais para evitar desperdícios são essenciais para cumprir com os requisitos de entrega. Quando um produto é armazenado corretamente, por exemplo, reduz as chances de devolução e troca a pedido do cliente;

 

Separação: a segunda etapa não é menos importante, agora é hora de processar o pedido dentro de um prazo viável para que a entrega consiga ser feita sem atraso;

 

Embalagem: assim como na armazenagem, embalar o produto corretamente é fundamental e pode evitar grandes prejuízos. Além de ser ágil, é preciso estar atento nas condições ideais de entrega, assim, evita-se trocas, devoluções e todo o custo que isso envolve;

 

Transporte: ao cumprir com todos os processos anteriores de forma correta, é provável que o transporte seja um dos mais simples. Mas é importante estar atento à condução dos produtos até o automóvel, bem como à sua movimentação dentro do veículo, que esteja tudo alinhado para garantir sua integridade. Atente-se a importância do prazo para o frete;

 

Feedback: se a logística reversa for uma necessidade, a execução de qualidade deve ser prioridade assim como no primeiro envio. Em todas as situações é fundamental que haja comunicação sobre o feedback dos consumidores, assim será possível tomar as melhores decisões.

 

 

Por que usar os processos de fulfillment?

Com uma compreensão de como o processo funciona, você pode estar se perguntando se sua empresa pode se beneficiar dos serviços de fulfillment.

‍Embora realizar essas tarefas internamente faça sentido para muitos vendedores de pequena escala, 60% dos varejistas de comércio eletrônico optam por terceirizar algumas ou todas as suas necessidades de atendimento a terceiros, de acordo com uma pesquisa da DHL. Entre as razões, temos:

Otimização de tempo e prioridades; Flexibilidade e escalabilidade; Estratégia deixada totalmente para profissionais qualificados; Maior satisfação dos clientes.

O processo de fulfillment é complexo e exigente; requer uma quantidade significativa de tempo, atenção e espaço para ser realizado de forma eficaz.

‍Um dos maiores benefícios de entregar tarefas de atendimento a terceiros é poder direcionar seu tempo para áreas onde ele pode ser melhor gasto. Os proprietários geralmente descobrem que o aumento de lucratividade que eles veem ao dedicar mais atenção ao marketing, fornecimento de produtos ou desenvolvimento supera o custo de terceirização fulfillment.

Fulfillment e Logística para E-commerce é com a Enivix!

Leve para sua operação agilidade através de estratégia de logística para e-commerce e processos operacionais com fluxos que atendem a diferentes segmentos e modalidades de entrega.

Nossa solução é completa e vai desde o recebimento dos produtos dos nossos clientes ao acompanhamento dos processos e entrega do produto ao cliente final, seja ele B2B ou B2C ou D2C.

 

Tenha o controle de todas as etapas de sua operação logística online e realtime:

Relacionamento com Transportadoras; Condições de frete atraentes; Acompanhamento de performance de entrega; Tratativa de ocorrências; Auditoria de Frete; Redução de custos.

Para concluir, o fulfillment é um diferencial para ganhar mais eficiência operacional, e, consequentemente, melhorar a experiência do cliente.

No fim do dia, empresas que fazem uma boa entrega, cumprem prazos e oferecem uma boa experiência de pós-venda têm tudo para crescer e se diferenciar da concorrência.

Nossa recomendação final? Utilizar serviços fornecidos por uma empresa parceira de fulfillment, como a Enivix, para gerenciar estoque, processar pedidos e enviar mercadorias permite que você se concentre no crescimento de seus negócios.

A terceirização dessas funções também oferece uma série de outros benefícios que podem promover o desenvolvimento e otimizar seus recursos. Entre em contato e alavanque seus resultados!


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