Beleza masculina: como cuidar da pele e ter uma melhor aparência

Imagem Pixabay
Foto sobre "Beleza masculina: como cuidar da pele e ter uma melhor aparência"

A ideia de que “homem não se cuida” ficou no passado. Cada vez mais o homem moderno assume cuidados para ter um visual mais bonito e melhorar a imagem pessoal, mantendo a saúde e a beleza em dia. E isso se refletiu no aumento do consumo de cosméticos por parte dessa fatia do público.

Em abril de 2020, segundo matéria do UOL Negócios, os homens já representavam 30% desse mercado, com 85% dessa fatia se orgulhando da sua independência, não pedindo ajuda às figuras femininas da sua vida (mãe, esposa, irmã, etc) para comprar produtos para si. Agora, em 2022, segundo a Você S/A, o Brasil se destaca na venda de cosméticos masculinos, representando 13% do mercado global. Para 2024, o mercado prevê um movimento de mais de 78 bilhões de reais no setor.

As marcas já perceberam esse movimento masculino e cada vez mais criam ou customizam seus produtos para atender esse público exigente. Hoje, 25% dos lucros da Mahogany já provém da venda de cosméticos voltados para homens e a B.O.B (Bars Over Bottles), marca de cosméticos sustentáveis, criou o Kit "Barba, Cabelo e Bigode”, adaptando seus produtos para limpeza de pele oleosa, que é mais predominante no homem do que na mulher por causa dos poros maiores.

“Para nós, homens, sei que isso pode ser mais difícil, mas está mudando.” diz Daniel Arend (40), competidor de canoa havaiana  morador de Niterói, que se considera muito vaidoso e faz questão de ter sempre consigo um kit com creme, desodorante e perfume, além dos cuidados diários com a pele e a barba. “Com a idade tudo fica mais difícil, perder peso, calvície, e se cuidar usando hidratantes, sabonetes próprios para cada parte do corpo se tornam essenciais para se manter bem. Talvez esse seja o principal ponto, aceitar a vaidade.”.

Como ser um homem com a pele mais bonita?

Além da higiene pessoal, o homem pode ter outros cuidados para ter uma pele mais bonita, cheirosa e saudável. Guilherme Cury, jornalista e responsável pelo blog modaparahomens.com.br, ressalta que “pode parecer bobeira, mas uma pele bem cuidada faz a diferença em vários aspectos. Da beleza até a saúde, e até de uma possível doença que você possa ter.

Guilherme também deu dicas de beleza masculina, já que “a maioria dos homens têm a pele oleosa, o ideal é identificar qual o seu tipo de pele para buscar os cuidados e produtos necessários, como:

  • Pele normal: Tem textura uniforme, livre de problemas (cravos e espinhas), com aparência saudável e limpa;

  • Pele oleosa: Tem uma textura mais brilhosa e com aspecto gorduroso, especialmente na zona T (testa, nariz e queixo - em alguns casos também nas bochechas). Tendência a poros mais dilatados, cravos e espinhas.

  • Pele seca: Normalmente gera uma sensação desconfortável, como se a pele estivesse repuxada, principalmente após fazer a barba e lavar o rosto. Às vezes descasca (geralmente no frio), e raramente reflete luz.”.

Mas o mínimo que todo homem que se cuida precisa ter no seu banheiro e usar sempre são: 

  • tônico (para limpeza da pele),

  • produtos para barba (espuma, pós barba e um balm para hidratação),

  • um bom hidratante (sérum, creme, anti idade, etc)

  • e um protetor solar.

Guilherme também destaca os cuidados não são somente com os raios solares, mas também a "luz azul", que é emitida pelos computadores, tablets e celulares. “Ela é extremamente prejudicial à pele, podendo até causar o envelhecimento dela. Por isso é super importante lembrar de manter sempre a boa saúde da pele, assim como usar com frequência o protetor solar, que também te proteja contra os raios UVA, UVB e Azuis.”.

Cuidados com a pele negra masculina

Diferente dos homens de pele branca, negros e morenos possuem muitas vantagens na hora de ter cuidados com a pele. Primeiro a defesa natural de pessoas negras em relação ao sol, retardando o envelhecimento e prevenindo o surgimento de rugas e câncer de pele. Porém, eles possuem mais glândulas sudoríparas na região das axilas do que homens brancos, o que os faz produzir mais suor.

Mas nem por isso eles estão livres desses cuidados para a beleza masculina. Uma dica de beleza dada pelo site homemnoespelho.com.br é usar um sabonete em barra facial pela manhã, para diminuir a oleosidade da pele. Você pode ver outras dicas aqui.

Publicidade:
Publicidade:

Comentários:

Suas informações de contato não serão divulgadas.