08/07/2022 às 11h41min - Atualizada em 08/07/2022 às 11h41min

Setor vitivinícola de São Roque ganha destaque na mídia nacional

Em uma reportagem publicada pela Revista IstoÉ Dinheiro, é colocada em evidência a evolução da cidade em relação ao segmento desde que empresários locais perceberam o potencial da região com a finalidade de atrair turistas

- Fotos: Divulgação / Carlos Mello
Da Redação: Ana Laura Gonzalez

O setor vitivinícola de São Roque recebeu destaque nacional na última semana através de uma reportagem publicada pela Revista IstoÉ Dinheiro em sua edição do dia 1º de julho. No texto, de autoria do jornalista Celso Masson, é colocado em evidência a evolução da cidade em relação ao segmento desde que empresários locais perceberam o potencial da região com a finalidade de atrair turistas que se interessam por comida, bebida e pela didática sobre vinho.

A matéria indica que, desde essa “virada de chave” partida de empreendedores, as tradicionais degustações no Roteiro do Vinho – que hoje agrega mais de 40 estabelecimentos e que recebe até 25 mil pessoas por final de semana – também se tornaram “ofertas gastronômicas mais sofisticadas e passeios temáticos”, de modo que, aos poucos, o enoturismo desse espaço a novas oportunidades de negócio e ressignificasse a paisagem do município de 90 mil habitantes.

“Os vinhedos, antes plantados em caramanchões com uvas americanas (mais indicadas para suco), e híbridas (algumas desenvolvidas especialmente para o clima da região), foram convertidos para o sistema conhecido como espaldeira, em que as plantas são conduzidas na vertical, e ganharam parcelas com castas europeias. Nos últimos anos, foi introduzida também a técnica da dupla poda, que permite a colheita durante o inverno, em condições que favorecem a maturação das uvas e elevam a qualidade da matéria-prima para a produção de vinhos finos”, diz um trecho da reportagem, completando que o efeito dessas inovações tem surgido “tanto na forma de prêmios conquistados dentro e fora do País quanto na inclusão de vinhos de São Roque nas cartas de restaurantes renomados”.

A IstoÉ Dinheiro ainda fala sobre uma série de mudanças no que diz respeito a rótulos de vinho e à sofisticação das atrações oferecidas pelo Roteiro, que contém empresas turísticas com o olhar voltado a um público de alto poder aquisitivo. Sendo assim, os comércios agora proporcionam aos turistas atividades como piqueniques sob o parreiral, pedaladas nos vinhedos e até colheitas noturnas. “São experiências que permitem ao visitante ter um contato com a origem do nosso trabalho, diretamente no terroir paulista”, afirma à revista Claudio Góes, diretor-geral da Vinícola Góes.

Além de contar diversas histórias sobre a fundação e curiosidades de empreendimentos são-roquenses que atuam no setor, a publicação traz uma visão especialista de quem tem um vasto conhecimento em relação ao tema abordado e aponta uma carência ainda presente na região: a hospedagem. “Embora seja uma estância turística, São Roque ainda carece de hotéis e pousadas de alto padrão. A proximidade da capital permite que boa parte dos turistas dedique apenas um dia ao Roteiro do Vinho. Ainda são poucas opções de pousada, na maioria simples”, conta o autor da reportagem, citando em seguida alternativas para quem deseja se instalar na cidade por alguns dias.

JE entrevista representantes

Acompanhando a repercussão da matéria veiculada na semana passada, o Jornal da Economia conversou com Fernando Leite, presidente do Sindicato da Indústria do Vinho (SINDUSVINHO) de São Roque e com Leodir Ribeiro, presidente do Roteiro do Vinho, a respeito do destaque que o município recebeu através do setor vitivinícola, algo que foi bem avaliado pelos representantes.

“Acho que é muito importante esse reconhecimento dos esforços e investimentos que estão sendo feitos pelas empresas do setor aqui na nossa região, que vai desde as empresas familiares até as grandes indústrias, passando pelos restaurantes, pousadas e todas elas ligadas ao enoturismo, que vem sendo primado por investir na melhoria dos produtos, das embalagens e do atendimento ao nosso cliente turista, que é cada vez mais exigente”, declarou Leite.

Fernando também comentou sobre outras possibilidades que o sindicato vem apostando nos últimos tempos. De acordo com ele, a pesquisa tem sido um investimento fundamental para o segmento e ela está sendo desenvolvida em parceria com a Secretaria de Agricultura do Estado e a Prefeitura Municipal. “A gente sempre sonhou em retomar aquela paisagem vitífera, ou seja, aqueles vinhedos nas montanhas de São Roque, então estamos aprimorando um estudo de variedades orgânicas. As empresas têm buscado aquela dupla poda ou colheita de inverno para que a gente possa colher a uva nessa época do ano, e ter condições de ela ter uma maior qualidade na produção de vinhos”, continuou o presidente.

Já Leodir Ribeiro disse que a matéria da IstoÉ Dinheiro foi feita num momento oportuno, levando em conta que a cidade vem acompanhando o investimento em relação à uva e ao vinho, que teve início há mais de 100 anos. “Os vinhos do município tiveram o auge na década de 70, depois uma queda em 90 e, então, retomaram a partir dos anos 2000 com a aposta em novas variedades de uva e em novos projetos. Isso se concretizou agora, de 2020 em diante, com vinhos premiados nacional e internacionalmente, além do surgimento de empreendimentos na área de cultivo da uva e de produção dos vinhos. Isso é muito bacana!”, afirmou.

O presidente do Roteiro também destacou que essas novas empresas possibilitam maior proporção nas áreas de gastronomia e hotelaria. “Temos dois restaurantes que acabaram de ser inaugurados, gerando centenas de empregos no Roteiro do Vinho e consumindo produtos não só de São Roque, mas de toda a microrregião. Nós ainda estamos com três empreendimentos hoteleiros em fase de conclusão de obra, que devem inaugurar neste final de ano ou no começo de 2023”, finalizou Leodir Ribeiro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.