23/05/2022 às 12h13min - Atualizada em 23/05/2022 às 12h13min

Sebrae vai ajudar 500 startups brasileiras a decolarem em 2022

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) desenvolve uma série de iniciativas para impulsionar o crescimento de startups nos próximos anos. Confira as ações da nova gestão do Sebrae para empresas de tecnologias.

Imagem: Unsplash

Liderado por Michel Porcino, ex-CEO da plataforma de Equity Crowdfunding Kria, o Programa Acelera Startup do Sebrae foi criado no final de 2020 como parte de uma série de ações da nova gestão, que visa reposicionar o Sebrae junto às novas empresas de base tecnológica.

Mais de 20 programas são voltados para as necessidades de startups em diferentes perfis e estágios de desenvolvimento. Além do apoio a empreendedores fora de São Paulo, o novo plano de gestão tem como foco o fomento à inovação, com parcerias e contratos com diversas organizações, como a Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

Porcino defende uma participação mais incisiva do Sebrae com startups de tecnologia, já que se trata de uma organização com negócios tradicionais como cafés e padarias, disse em entrevista. “Percebemos que precisávamos criar programas mais incisivos para lidar com as dores das empresas de alto crescimento, abordando suas especificidades. Hoje, nosso portfólio conta com uma série de recursos para capacitar qualquer empreendedor a tirar uma ideia do papel, vender e crescer”.

Apoio para a expansão de novos negócios

O Sebrae fez uma avaliação e entendeu as necessidades das startups e de outras empresas novas no mercado econômico. Uma das respostas da instituição foi apoiar o desenvolvimento do “product-market fit” e a otimização de conversão de vendas. Neste sentido, plataformas como a https://businessnamegenerator.com/pt-br/ são fundamentais pois garantem visibilidade e assertividade à primeira vista, através da criação de uma marca fidedigna à ideia de negócio que você quer propor e auxiliando a garantir um lugar no mercado desde o início.

Enquanto nome, marca e visão atraem os primeiros clientes, empresas em estágios mais avançados de desenvolvimento priorizam outras frentes, como fortalecimento da equipe de vendas e “matchmaking” com potenciais clientes. Neste sentido, o Sebrae também tem iniciativas no que diz respeito ao acesso ao capital, como o Open VC em que são gerados recursos para empreendedores e conexões. Mas para isso o Sebrae auxilia a traçar um diagnóstico da empresa antes de buscar investimento para depois traçar um plano de ação e conexões com fundos.

Photo: Unsplash

 

Do Brasil para o mundo

As atividades do Sebrae também incluem uma frente de internacionalização. Missões em cidades como Miami aconteceram recentemente e Londres será o próximo destino durante a London Tech Week no mês que vem. O objetivo é aproximar as startups das agências de negócios, potenciais parceiros e clientes internacionais tornando o Brasil reconhecido internacionalmente além do setor financeiro.

Um dos objetivos é fazer com que mais empresas estatais se expandam globalmente, ajudando-as a alcançar patamares mais elevados. Conectar os ambientes de inovação regionais, como em São Paulo, à grandes problemas de ecossistema é um dos grandes desafios. “As várias iniciativas [de inovação] são muito difusas [...]. Nossa visão é que o Sebrae não atue de forma isolada”, destaca o executivo.


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