17/05/2022 às 15h03min - Atualizada em 17/05/2022 às 15h03min

Após uma série de altas, as vendas online no Sudeste têm queda (-8,31%), em abril ante março, revela o índice MCC-ENET

Considerando a mesma base de comparação, o faturamento do setor também caiu: (-12,95%).

Assessoria de Imprensa Foto: Pixabay

Mesmo com o fato de as compras online terem se tornado um hábito na rotina de consumo no Sudeste, as vendas por e-commerce tiveram queda (-8,31%) em abril, ao comparar com março. Usando a mesma base de comparação, o faturamento do setor também registrou variação negativa (-12,95%). Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

 

Não foi somente o Sudeste que teve queda nas vendas online. Continuando no mesmo período comparativo, todas as regiões tiveram queda: Norte (-6,72%); Nordeste (-7,90%); Centro-Oeste (-8,85%); e Sul (-10,02%).

 

“Historicamente, abril sempre foi um mês de quedas no comércio em geral, não apenas no e-commerce. Parte do motivo pelo qual é um período menos aquecida, é que os consumidores dispendem seus recursos com lazer, em razão dos feriados existentes nessa época”, afirma Renata Carvalho, coordenadora do Ciclo MPE da camara-e.net.

 

Vendas online no Sudeste

Na avaliação das vendas pela internet do Sudeste, com a comparação entre os meses de abril (2022 e 2021), houve queda (-3,24%). Porém, o acumulado no ano segue em alta: 5,74%.

 

No ranking regional, considerando o acumulado no ano, as demais regiões tiveram o seguinte desempenho: Norte (28,03%); Nordeste (19,50%); Centro-Oeste (14,19%); e Sul (12,09%).

 

Faturamento do Sudeste

O faturamento do e-commerce, no Sudeste, caiu (-9,74%), ao comparar abril deste ano com o mesmo mês do ano passado. Já o acumulado no ano, segue em expansão: 3,33%.

 

No acumulado no ano, as demais regiões tiveram o seguinte desempenho: Nordeste (11,68%); Sul (10,95%); Norte (10,50%); e Centro-Oeste (6,67%).

 

Metodologia do MCC-ENET

 

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, a Neotrust |Movimento Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

 

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

 

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pela Neotrust | Movimento Compre & Confie.

 

Clique aqui e confira o estudo completo.

 

O que é o MCC-ENET -- É o resultado de uma parceria formada entre a Neotrust | Movimento Compre & Confie e a Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net). O MCC-ENET é o primeiro indicador a fazer um acompanhamento sistematizado da evolução dos preços do varejo online brasileiro. Utilizando uma metodologia confiável e dados reais de vendas dos principais varejistas, é a principal referência como fonte de informações sobre o setor, tanto para as empresas como para agentes do mercado e consumidores.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.