02/05/2022 às 15h35min - Atualizada em 02/05/2022 às 15h35min

O que é o Bloqueio Geográfico e como vencê-lo

Unsplash

O bloqueio geográfico é a limitação de acesso a determinado conteúdo com base na localização geográfica do seu dispositivo. Por exemplo, caso você tente acessar um vídeo do YouTube, e receba a mensagem: “Este vídeo não está disponível em seu país.”. Isso basicamente é um bloqueio de conteúdo com base nas informações geográficas do seu dispositivo.


Essa prática de bloqueio de conteúdo pode ser realizada por diversos motivos. Um deles é o fato de alguns locais terem leis diferenciadas para divulgação de conteúdos sobre temas específicos. Já outros países contam com uma regulamentação mais ampla e permissiva. Por isso, é necessário que alguns conteúdos sejam bloqueados em algumas regiões. Enquanto esse mesmo conteúdo é de livre acesso em outras áreas.
 
Existem algumas maneiras de contornar o bloqueio geográfico. Dessa forma, você pode acessar conteúdos que não estão disponíveis em seu país. Confira a seguir como o bloqueio geográfico funciona e como você pode vencê-lo.

Como funciona o bloqueio geográfico

Ao acessar um site na internet o sistema do site que você acessou automaticamente detecta o seu endereço de Internet Protocol (IP). Com base em seu IP, o site pode bloquear o seu acesso. Afinal, existem informações que o dono do site pode não querer veicular para quem está em seu local.
 
É como se, por exemplo, você tentasse entrar em um bar. No momento da entrada, o segurança perguntaria: “De onde você vem?”. Você entregaria o seu documento de residência com os dados de onde você veio. Caso pessoas de onde você veio não fossem permitidas no bar, o segurança automaticamente bloqueará a sua entrada.
 
O seu endereço de IP é basicamente determinado com base no seu provedor de internet. Portanto, esse dado pode alterar, dependendo de qual rede ou dispositivo você usar para se conectar. Além disso, se você usar o mesmo dispositivo em casa e depois sair com ele e acessar uma rede pública, o seu IP também mudará.

YouTube, Netflix, e outros exemplos de bloqueio geográfico

Para facilitar o seu entendimento do bloqueio geográfico é interessante pensar em alguns exemplos. Além do YouTube, empresas como Netflix e Amazon também bloqueiam alguns de seus conteúdos com base na localização geográfica de quem tenta acessá-los. No caso da Netflix, os filmes e séries que estão disponíveis no Brasil são diferentes dos que foram disponibilizados para audiências de outros países.
 
Afinal, as empresas de streaming têm acordos com criadores de séries e filmes. Nesses acordos, são delimitadas regras, incluindo a disponibilidade do conteúdo em localizações geográficas específicas. Portanto o bloqueio geográfico automaticamente não permite que pessoas de um país vejam o mesmo conteúdo de outro para um mesmo serviço de streaming.
 
Essa limitação pode frustrar diversos espectadores que estão em busca de determinado conteúdo. Por isso, empresas do setor de tecnologia, bem como programadores individuais, investiram em criar softwares que ofereçam a possibilidade de vencer o bloqueio geográfico.

Como vencer o bloqueio geográfico

Em busca de maior acesso aos conteúdos disponíveis em diferentes países, especialistas do setor de tecnologia investiram na criação de recursos voltados à remoção do bloqueio geográfico. Um bom exemplo de quem pretende saber mais sobre como vencer o bloqueio geográfico é saber usar a VPN.
 
Antes de saber usá-lo, é essencial entender o que é VPN. Esse serviço permite que a localização do seu dispositivo seja alterada. Isso, por sua vez, garante acesso ao conteúdo disponibilizado em diferentes países. Voltando ao nosso exemplo anterior, é como se você colocasse uma máscara e fosse novamente tentar entrar no bar.
 
Usando a VPN, o segurança não reconheceria você. Ao ver as suas credenciais de localização ele entenderia que você veio de um local onde pessoas são permitidas no bar. Com isso, você acessa todos os recursos do bar como se fosse uma pessoa com acesso normal. Porém, você estaria “mascarado”.
 
Essa analogia explica perfeitamente o que é VPN e como ela pode ajudar a remover o bloqueio geográfico. Por isso, diversos internautas têm usado esse serviço para diferentes finalidades, incluindo a possibilidade de acessar conteúdos que estão proibidos em seu país.

Use o seu conhecimento e vença os bloqueios geográficos

Agora que você sabe como o bloqueio geográfico pode ser prejudicial para a sua navegabilidade é interessante usar os recursos disponíveis para vencê-lo. Em suma, o bloqueio respeita regras que são estabelecidas em contratos. Por outro lado, a possibilidade de poder acessar conteúdos exclusivos, mesmo estando em um local que não faz parte da rede autorizada, é um conhecimento muito valioso e que pode fazer toda a diferença para a sua experiência online.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.