09/02/2022 às 15h37min - Atualizada em 09/02/2022 às 15h50min

Como Criar um Logo para um App: Maneiras e Dicas

Um logo deve estar exposto em quase todos os lugares, desde embalagens de salgadinhos e etiquetas de roupas até fotos e cabeçalhos em sites de lojas on-line. E quanto aos aplicativos? Será que é possível não expor diretamente um logo, mas sim explorar a identidade visual da sua marca com um pouco mais de criatividade? Claro que é possível. Nós nos deparamos com esses ícones tanto na App Store quanto na Google Play e, às vezes, passamos por eles sem prestar muita atenção aos detalhes. Portanto, é possível ser criativo, mas também é preciso ter cuidado para que o ícone não fique muito distante do conceito geral do aplicativo e perca a sua capacidade de informar corretamente sobre aquilo que trata o app. Apps mundialmente famosos como Facebook ou Instagram, por exemplo, não isolam seus pictogramas da identidade visual empresarial. Assim, os tornam mais reconhecíveis e atraentes para seu público-alvo.

O que é um logo?

Não importa quantas vezes você mencione o nome da sua empresa em belos anúncios, os clientes ainda se lembrarão de você por essa pequena representação visual da sua marca. É assim que nossa percepção funciona, para a maioria das pessoas, é mais fácil lembrar de cores e formas interessantes do que textos longos. Bons profissionais de marketing são bons psicólogos. Eles sabem que associamos as empresas aos seus logos, então dedicam tempo e dinheiro para criar uma marca que vende. Como isso funciona? Você sabe por que alguns logos evocam confiança, enquanto outros evocam indignação? É porque um logo obrigatoriamente deve cumprir algumas funções. Vejamos quais são as principais funções:

1. Criar associação

2. Preservar a identidade visual da marca

3. Comunicar a qualidade do produto

4. Fazer publicidade

5. Ser visualmente atraente

Essas funções de um logo, são muito similares àquelas de um ícone de aplicativo. Para um ícone, o nome da marca pode ser ligeiramente modificado. Por exemplo, o Pinterest utiliza apenas a primeira letra do nome da marca no ícone do app, mas mantém as cores e as formas da identidade visual. Portanto, podemos perceber que, se você deseja criar um ícone atraente para seu app, é imprescindível antes criar uma identidade visual e um logo para a sua marca

Por que um aplicativo precisa de um ícone?

O ícone do aplicativo é a primeira coisa que o público-alvo vê antes de se familiarizar com o programa. Ele faz com que seja possível distinguir o seu projeto entre os concorrentes e atrair clientes. Um ícone convincente chama a atenção do público por um design de alta qualidade, sugerindo que o próprio app também é de qualidade e merece receber uma chance do usuário. Além disso, ele desempenha 3 papéis específicos:

1. Informar o que o programa faz;

2. Auxiliar o usuário a encontrar o programa;

3. Abrir o programa.

 

 

Dicas sobre como criar ícones para aplicativos

                                    Fonte - https://www.thefirsthomebuyersclub.co.nz

Infelizmente, são frequentes os aplicativos interessantes que não se tornam um sucesso porque não conseguem capturar a audiência devido a um ícone inexpressivo. Isso ocorre porque os desenvolvedores nem sempre dão o valor necessário ao impacto que a identidade visual e o design de qualidade podem causar em uma pessoa. A primeira impressão causada por um ícone é muito importante para você atingir o seu público-alvo. Portanto, aconselhamos que você se familiarize com os principais aspectos considerados ao criar um ícone:

Escalabilidade

Leve em consideração o tamanho pequeno que ele terá. Talvez faça sentido deixar de fora alguns pequenos detalhes, pois ao redimensionar a sua imagem, ou seja, diminuir a sua escala, estes detalhes podem se tornar ilegíveis e destoantes. Tente simplificar seu ícone ao máximo para que sua ideia permaneça compreensível em qualquer tamanho. E antes de aprovar o resultado, gere uma prévia e veja se tudo fica bem.

Reconhecimento

Nem toda ideia criativa é capaz de ser compreendida. No caso de um ícone para app, a frase "Eu sou um artista e é assim que eu vejo as coisas" não funcionará. Afinal, se o usuário não entender o ícone, é muito provável que ele não baixe o app. Pense a respeito das ideias e soluções que o seu projeto propõe e tente transferir isso da maneira mais simples possível para o seu ícone, para que o usuário tenha uma ideia do que trata o app.

Singularidade

É muito mais fácil você optar pelas primeiras cores e objetos que vem a sua cabeça logo que você pensa em seu nicho de mercado. Mas isso nem sempre ajudará a atrair clientes. Pelo contrário, pode ser que seu app fique perdido entre os milhões de ícones que possuem o mesmo design previsível. É por isso que é muito importante dedicar um tempo para estudar os concorrentes e os desejos do público-alvo. Assim, você conseguirá desenvolver algo realmente novo e atraente.

Use pouco texto no ícone do app

Por ter um tamanho pequeno, é importante considerar se vale a pena usar algum texto em seu ícone. O uso de abreviações ou iniciais, ou palavras de até quatro letras é aceitável. Por exemplo, o app do Uber e do Adobe Photoshop fazem isso muito bem. Portanto, evite sobrecarregar o seu ícone com longos textos. Afinal, o texto ficará ilegível e prejudicará a estética do seu ícone.

Conformidade com a funcionalidade do app

Não criar uma sensação de fraude ou enganação é crucial. Caso contrário, você pode sofrer com as críticas negativas e perder parte do público-alvo. Os clientes podem encarar como uma fraude a incompatibilidade do ícone com a funcionalidade do aplicativo. Se um possível usuário gostar daquilo que o design visual do seu ícone estiver transmitindo, ele vai querer baixar e abrir o aplicativo, portanto, garanta que o ícone reflita aquilo que seu app faz.

 

 

 

 

Ícone para Aplicativo Android

Dependendo do tamanho da tela do celular, existem 5 tipos de DPI que você deve usar para o ícone do seu app no sistema Android:

 

120DPI - DPI Baixa (LDPI); 160DPI - DPI Média (MDPI); 240DPI - DPI Alta (HDPI); 320DPI - DPI Super Alta (XHDPI); 480DPI - DPI Super Super Alta (XXHDPI);

Para que seu ícone fique bem em cada tipo de tela, você deve desenvolver a imagem dele em cada uma destas resoluções.

Ícone da tela de início

É necessário que o ícone da tela de início do Android tenha fundo transparente, seja de 32 bits e formato PNG. O tamanho básico do ícone é de baixa resolução (48dp) e deve ter bordas de 1dp. Contudo, é permitido aumentar a escala para 192x192 dp (400%) e ter bordas de até 4dp.

Ícone para a Google Play

O ícone publicado na Google Play não deve ser diferente do ícone da tela de início. Porém, este ícone tem algumas especificidades.

O tamanho necessário para a publicação na Google Play é  512x512 em alta resolução. O tamanho máximo do arquivo é 1024 KB.

Design de um Ícone para Android: Principais Regras

Além das regras gerais discutidas anteriormente para criar um ícone para aplicativo, também existem diretrizes que dizem respeito exclusivamente ao desenvolvimento de ícones para o sistema Android. Se o seu app estará disponível neste sistema operacional, é recomendado que você busque entender pelo menos o básico do design de ícones para apps do Android.

• considere a adaptação do ícone para qualquer tamanho;

• teste o ícone contra fundos escuros, claros e coloridos

• faça volume com a ajuda da luz de fundo;

• faça experimentos com o formato do ícone - o Android permite;

• use uma imagem criada para seu ícone, não a recorte de uma imagem maior.

 

Ícone para Aplicativo iOS

Tamanhos dos ícones para aplicativos iOS

Crie dois ícones com o mesmo conteúdo:

1. Pequeno – para a tela inicial:

iPhone 6 Plus e posterior - 180x180px; iPhone 6 e posterior, + iPhone SE e posterior - 120x120px; iPad Pro - 167x167px; iPad, iPad mini - 152x152px;

2. Grande – para a publicação na App Store - 1024x1024px

Caso não haja ícones pequenos, o iOS os diminuirá automaticamente para serem exibidos no Spotlight e nos ajustes do sistema. Contudo, se você não quiser deixar para o iOS fazer isso, confira a seguir quais são as resoluções necessárias:

iPhone 6 Plus e posterior - 120x120px (para o Spotlight); 87x87px (para os Ajustes). iPhone SE e posterior, iPad Pro, iPad, iPad mini - 80x80px (Spotlight); 58x58px (Ajustes)                                        

Peculiaridades de design para criar um ícone para iOS:

• Deixe os cantos quadrados, pois o próprio sistema os arredondará;

• Configure um fundo normal, sem transparência;

• Não use fotos, capturas de tela e elementos de interface;

• Não imite o design dos produtos Apple, eles são protegidos por direitos autorais.

Como Criar um Ícone para um Aplicativo: Melhores Serviços

Existem diversas maneiras para você criar um ícone relevante para um aplicativo, entre elas: contratar um designer experiente, desenhar você mesmo no Photoshop ou usar serviços on-line. A terceira maneira é considerada a mais conveniente, pois não requer habilidades artísticas especiais, nem muito tempo para o processo de desenvolvimento e, muitas vezes, é relativamente barata.

Além disso, existem muitos serviços onde você pode criar um ícone de alta qualidade para um aplicativo baseado em seu logo:

 

Makeappicon IconsFlow Fontawesome Logaster

Vamos conferir como criar um logo no Logaster e usá-lo como ícone do seu aplicativo.

Passo 1.


Acesse o site e insira o nome da sua empresa no campo. Clique em "Criar".

 

Passo 2.

 

O processo de criação do logo começou. Agora, basta você adicionar algumas informações: selecione o ramo de atuação da sua empresa, a paleta de cores desejada e adicione um slogan, caso queira. Então, clique novamente no botão “Criar”!

 

 

Passo 3.

O serviço mostrará dezenas de designs prontos para uso. Explore e decida qual é o melhor para você, então clique em "Visualizar e Baixar". Se você não conseguir se decidir na hora, salve as suas opções prediletas em  "Favoritos" para análise posterior.

Passo 4.

Já se decidiu? Quando você encontrar o design ideal mais adequado ao seu negócio, clique em "Salvar". Caso você queira alterar alguma cor, fonte ou ícone, siga para o próximo passo.

 

 

 

 

 

 

Passo 5.

 

 

Precisa alterar alguma coisa no layout do seu logo? Sem problema! O Logaster permite que você altere cor, texto, ícone, fonte, estilo, camadas, etc. Para fazer isso, basta clicar no ícone de edição (lápis pequeno) na janela de pop-up que aparece após clicar em "Visualizar e Baixar" no Passo 2. Após concluir as alterações, não se esqueça de salvá-las.

Passo 6.

Agora você precisa escolher quais elementos de identidade visual você precisa. O serviço mostrará todos os pacotes disponíveis e seus preços para que você possa pensar nos prós e contras de cada um. Você também poderá ver quais são os métodos de pagamento disponíveis no site.

Passo 7.

Um novo logo para chamar de seu. Para baixá-lo, acesse a sua conta de usuário. Clique no seu logo no canto superior esquerdo. Serão mostradas 5 opções de esquema de cores e 6 opções de layout para o seu logo. Selecione aquela que você precisa. Você também pode definir o formato do logo lendo as dicas exibidas sobre os botões. Pronto. É só baixar!

 

Não isole o seu ícone do estilo visual da sua empresa. Deixe que ele torne sua marca mais popular e faça os usuários lembrarem de você quando olharem as telas de seus celulares. Não deixe a criação de um logo para mais tarde, pois você pode obter uma identidade visual completa com apenas alguns cliques usando serviços on-line. Torne-se hoje mesmo o dono de um outdoor em um celular.

 

 

 


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