18/11/2021 às 22h24min - Atualizada em 18/11/2021 às 22h47min

Manifestantes pedem adiamento de PL sobre mudança da Previdência Social em São Roque

O documento intitulado como “São Roque Prev” antecipa a criação de uma autarquia, que será formada por profissionais especializados em gestão previdenciária, financeira, administrativa e geração de resultados

- Foto: Divulgação

Um grupo de manifestantes se reuniu na frente da Câmara Municipal de São Roque na tarde da última terça-feira (16) para cobrar o adiamento do Projeto de Lei 121, que fala sobre mudanças da Previdência Social dos funcionários públicos municipais.

Na ocasião, os integrantes estavam com a camiseta da Associação dos Profissionais da Educação de São Roque e Região (APESR) e, dentre os pontos cobrados pelas pessoas, está a falta de Audiência Pública e, consequentemente, a transparência com o servidor público através do Projeto de Lei.

O documento aprovado pelos vereadores, intitulado como “São Roque Prev”, antecipa a criação de uma autarquia, que será formada por profissionais especializados em gestão previdenciária, financeira, administrativa, investimentos e geração de resultados. O modelo de gestão é semelhante ao que já é utilizado em outras cidades, como Itu, Guarujá e Indaiatuba.

De acordo com a Prefeitura de São Roque, que definiu a criação como “um sistema mais moderno para a Previdência Municipal”, a mudança para uma gestão profissional prevê uma maior rentabilidade na gestão do fundo de previdência, que hoje é deficitária. “Em 2020, os rendimentos foram de 4,9% e em 2021 de -4%, números preocupantes e muito abaixo dos praticados em outros municípios que já usam o sistema que será implementado em São Roque. Em Itu, por exemplo, o rendimento foi de 10% em 2020 e 4,5% em 2021”, disse a administração.

O governo são-roquense afirma que além da administração profissional dos recursos da previdência, a ação também traz outros benefícios, a começar pelo atendimento ao servidor, que “terá toda uma estrutura à sua disposição para realizar consultas, receber orientações sobre simulações de aposentadoria e concessão de benefícios”.

Ainda segundo a Prefeitura, outra vantagem é a redução dos prazos para a concessão das aposentadorias e pensões, que hoje é de 120 dias. “Tudo isso sem qualquer aumento na alíquota de contribuição do servidor, que agora contará com uma série de benefícios trazidos por um sistema mais moderno e que pensa no seu futuro”, declarou o Poder Executivo.

A administração relata que o “São Roque Prev” terá a linha de frente de sua gestão dividida entre Diretor, Presidente, Diretor Administrativo Financeiro e Diretor Previdenciário. “Apesar de se tratar de um órgão autônomo, a estrutura administrativa estará subordinada a dois conselhos formados por servidores municipais: Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal. As despesas da autarquia serão custeadas pelo orçamento próprio no limite expresso no Projeto de Lei, como já ocorre atualmente”, finalizou o governo municipal.

APESR divulga nota sobre o assunto

A APESR divulgou uma nota sobre a situação no último dia 12 e, explicando que esteve presente em uma reunião na Câmara com a equipe que desenvolveu o Projeto de Lei da Autarquia, defendeu que o Fundo de Seguridade do Servidor Público precisa ser gerido com “muita responsabilidade e transparência”.

Após frisar os princípios, a Associação afirmou que a Autarquia pautada no PL necessita de amplo debate com o funcionário público, já que o assunto é interesse de todos. “Mesmo com esses esclarecimentos e mudanças, defendemos firmemente a realização de uma AUDIÊNCIA PÚBLICA, afirmamos que o servidor público municipal de São Roque precisa ser ouvido e NÃO ABRIMOS MÃO DESSE DIREITO. Entendemos que esse momento de exposição do Projeto de Lei para todo o funcionalismo público municipal (tanto os que estão trabalhando quanto os já aposentados) deve acontecer e as possíveis dúvidas precisam ser explicadas pelos órgãos competentes”, diz um trecho do comunicado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.