09/11/2021 às 15h34min - Atualizada em 09/11/2021 às 15h34min

Artigo sobre o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

- Foto: Divulgação
Por Dra. Adriana Gimenes Pim

Dia 10 de novembro é o ‘Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez’. Vou falar, de forma breve, sobre aspectos que podem levar à perda auditiva. Começo falando dos pacientes adultos e das perdas neurosensoriais, que são aquelas perdas de audição definitivas.

Ruídos: De uma maneira geral a exposição a sons muito altos pode levar à perda de audição. Hoje em dia é muito comum o uso dos fones de ouvido - que são colocados dentro do ouvido, com o som muito alto, durante longos períodos de tempo. Isso pode levar a uma lesão das células da cóclea (lugarzinho dentro do ouvido que capta o som), ocasionando a surdez.

Outro aspecto relacionado ao barulho é a perda de audição pelo ruído ocupacional, ou seja, aquelas pessoas que trabalham em lugares ruidosos. Geralmente, a empresa precisa verificar a quantidade de ruído a que expõe seus colaboradores. Existem normas para que seja obrigatório o uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual). Além disso, é necessário fazer controles de seis meses a um ano.

Medicamentos: Um ponto que não deve ser negligenciado é o uso de medicamentos que levam à perda auditiva. Existem alguns antibióticos e algumas substâncias quimioterápicas, por exemplo, que são utilizadas no tratamento de câncer, que podem levar a esta perda. Nestes casos, o médico precisa estar ciente e informar o paciente sobre este risco.

Alterações Metabólicas: Pacientes que sejam hipertensos, que apresentem diabete ou com alterações da função renal devem se cuidar ainda mais e fazer um controle bem adequado desta alteração metabólica - para se evitar a perda de audição, já que o risco é aumentado.

Uso de Cotonetes: Muitas pessoas me perguntam sobre o uso do cotonete. Ele pode causar uma perda de audição passageira. O que acontece é que os cotonetes podem machucar e o canal se inflama e fica mais difícil de escutar. Isso se trata. Outra coisa que o cotonete faz é empurrar a cera. Retirando a cera a audição volta ao normal.

Acidentes também podem acontecer com o cotonete, principalmente com as crianças, ocasionando lesões como perfurações do tímpano ou se destrói a cadeia ossicular. Com os adultos também ocorre, a pessoa também está usando o cotonete e bate o braço, esquece o cotonete e se deita. Daí se faz necessária fazer uma cirurgia. Não use cotonetes!

Problemas na Gestação: Problemas durante a gestação podem levar a um nascimento com perda de audição. Se a mãe teve alguma infecção e fez uso de antibióticos, isso pode impactar na audição do bebê.

Se a criança teve o famoso ‘amarelão’ (icterícia neonatal) deve-se ficar atento. Outro fator que oferece um risco para a criança é a prematuridade. Quando a criança é prematura há uma chance de se ter uma alteração auditiva nos primeiros dois anos de vida. Ela precisa ser acompanhada.

Cuide-se sempre e procure ajuda.

Sobre a Dra. Adriana Gimenes Pim

Na condução da equipe interdisciplinar em Saúde e Bem-Estar da Akasha Saúde Integrativa está a Dra. Adriana Gimenes Pim (CRM 83179), Médica Otorrinolaringologista, formada pela ‘UNESP Botucatu – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho’, pós-graduada em Saúde Integrativa e Bem-Estar pelo ‘Albert Einstein Instituto de Ensino e Pesquisa’.

Médica com mais de 20 anos de experiência, Dra. Adriana oferece atendimento ambulatorial - presencial e por Telemedicina - em Otorrinolaringologia. “Na medicina priorizo o atendimento humanizado, que envolva corpo, mente e espírito no processo de cura, e o paciente como corresponsável por sua saúde, trabalhando comigo”, avalia.

Akasha – Saúde Integrativa

Rua São Judas Tadeu, 12, sala 03, Jardim Villaça - São Roque, SP.

Consultas, Agendamentos: WhatsApp: (11) 93247-0893

@akashasaudeintegrativa | www.somosakasha.com


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.