01/11/2021 às 15h06min - Atualizada em 01/11/2021 às 15h06min

Desenho Infantil: Linguagem Específica da Infância

- Foto: Divulgação

O desenho infantil é uma linguagem universal utilizada pelas crianças até os 12 anos, aproximadamente. Ao desenhar, a criança expressa suas emoções, seus medos e sua visão de mundo, deixando no papel todas as suas impressões sobre sua família, sua convivência e a realidade que a cerca.

O desenho, na Educação Infantil, torna-se muito importante por ser a expressão e a linguagem subjetiva de uma fase tão repleta de desenvolvimento emocional, social, afetivo, cognitivo e motor.

Através da análise e interpretação do desenho infantil, podemos entender as emoções das crianças e intervir de maneira satisfatória para colaborar com seu desenvolvimento global, contribuindo para um crescimento harmonioso e feliz.

De acordo com Jean Piaget, todas as crianças passam por fases importantes de acordo com o seu estágio de evolução: a primeira fase se chama GARATUJA e vai até os 4 anos de idade. Em seguida, vem a fase do PRÉ-ESQUEMATISMO onde a criança descobre relação entre desenho, pensamento e realidade. A partir dos 6 anos, a criança entra na fase do ESQUEMATISMO e começa a construir formas diferenciadas para cada categoria de objeto. Na fase do REALISMO, a partir dos 10 anos, há uma consciência maior do sexo e autocrítica pronunciada. Aos 12 anos se inicia a fase PSEUDO-NATURALISTA, marcando o fim da arte como atividade espontânea, ou seja, o desenho deixa de ser uma “linguagem infantil”, pois o indivíduo chega à adolescência.

Neste desenho, por exemplo, a criança demonstra grande vontade de fazer novas amizades (por causa do tamanho das flores), porém se sente insegura e tímida para se conectar com outras crianças (não há porta na casa). Bondosa e gentil, tenta sempre agradar aos outros (frutos na árvore), mas não consegue estabelecer elos de interação com outras crianças. Os pais são superprotetores (nuvens e sol) e o desejo da criança é ser mais livre (pássaros) e obter aprovação dos pais (arco-íris).

Tudo isso está “escrito” neste desenho que, provavelmente, passaria despercebido por ser um desenho bonito, harmonioso e aparentemente tranquilo.

Sendo assim, torna-se de suma importância que pais, professores e demais profissionais envolvidos na educação infantil, possam ter habilidades de análise e interpretação do desenho infantil, pois através desta técnica poderão entender, compreender, intervir e subsidiar processos emocionais, sociais, educacionais e cognitivos de maneira global, afinal, estarão familiarizados com essa linguagem subjetiva, própria e exclusiva da infância.

 

Juliana Rubio

Neuropsicopedagoga e Mestra em Educação.

@projurubio (Instagram)

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.