19/10/2021 às 16h36min - Atualizada em 19/10/2021 às 16h36min

Palestra do CIESP e do SENAI-SP apresenta Rota 2030 para empresas

Programa financia o desenvolvimento de processos inovadores para a indústria brasileira

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

A Lei 13.755, aprovada em dezembro de 2018 e que ficou conhecida como Rota 2030, abre novas oportunidades de inovação em áreas importantes do ecossistema do setor automotivo. Neste contexto, os institutos de pesquisa e inovação têm um papel relevante ao oferecer conhecimento e ferramentas às empresas interessadas em conduzir projetos de inovação. O SENAI-SP, por meio do seu Instituto de Tecnologia, apresentou no dia 07 de outubro, em um encontro on-line com empresários sorocabanos, a categoria Rota 2030 - Aliança Industrial.

 

De acordo com o Agente de Inovação do SENAI de São Caetano do Sul, Auyber Teodoro, o SENAI-SP conta com a  Jornada para a Transformação Digital. “Trata-se de uma metodologia que visa auxiliar as empresas na 4ª revolução industrial em três eixos: Tecnologia, Capital Humano e Modelos de Negócio e Plataformas”, explicou.

 

Neste contexto, o SENAI possui um “Open Lab 4.0” na unidade de São Caetano, em parceria com diversas empresas, com o objetivo de recriar situações do dia a dia das indústrias. “Entre as tecnologias utilizadas temos: veículo autônomo inteligente, realidade aumentada, realidade virtual, levantamento de inventário com drone e gerenciamento remoto de energia”, observou Teodoro.

 

Na questão do programa Rota 2030 – Aliança Industrial, o Agente de Inovação do SENAI apresentou as condições do edital. “Nesta categoria há uma indústria âncora que coordena o projeto e duas ou mais indústrias elegíveis que fazem parte da aliança. O Instituto de Inovação SENAI analisa e coordena o projeto que pode receber aportes que vão de 2 a 8 milhões por chamada”, destacou.

 

Também participou do encontro o Coordenador do Plano de Negócios do Instituto SENAI de Inovação em Materiais Avançados e Nanocompósitos, Gustavo Spina, que apresentou as inovações em materiais desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). “Nosso Instituto está instalado no SENAI Mario Amato, em São Bernardo do Campo e atua no desenvolvimento e na otimização do uso de materiais não metálicos, como polímeros, cerâmicas e compósitos com foco em tecnologias sustentáveis.”

 

Composto por diversos laboratórios e uma equipe de especialistas preparados para atender às demandas da indústria, uma das expertises do Instituto é o desenvolvimento de compostos poliméricos de alta performance. “Trabalhamos com materiais biodegradáveis e feitos a partir de resíduos pós-processo ou pós-consumo. Um exemplo disso é o projeto de embalagem de logística inteligente retornável, desenvolvido por um consórcio de empresas, que possui um sistema de gerenciamento e rastreamento”, ressaltou.

 

Dentro do programa EMBRAPII ROTA 2030, Spina comentou que é possível desenvolver protótipos sem valor mínimo. “Esse suporte está disponível para empresas de fabricação de automóveis, camionetas, utilitários, caminhões e ônibus, descritas nos CNAEs 29.1 e 29.2.”

 

Para o diretor titular do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, o programa Rota 2030 é um grande aliado para aumentar a competitividade das indústrias brasileiras. “A maior parte das empresas multinacionais adequadas à indústria 4.0 e quando não encontram produtos e serviços no Brasil, elas são obrigadas a trazer de fora. Esse programa é extremamente importante para a cadeia de suprimentos do setor automotivo, principalmente no que se refere às pequenas e médias empresas”, disse Syllos.

 

O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Nelson Cancellara, também participou do encontro e ressaltou a necessidade de apoiar a inovação nas empresas. “Esse programa é uma excelente oportunidade de fortalecer a indústria brasileira. A inovação ocorre por meio de um ecossistema, por isso é tão importante a participação de empresas âncoras e de uma instituição como o SENAI, que alia o conhecimento à prática do chão de fábrica”, concluiu.

 

O CIESP Sorocaba fica na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260. Outras informações podem ser acessadas no site www.ciespsorocaba.com.br.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.