01/10/2021 às 12h00min - Atualizada em 30/09/2021 às 20h59min

Wilma Boccato cuida da Igreja de São Benedito há 30 anos

A são-roquense recebeu a reportagem do JE em sua residência nesta semana e, num gostoso bate-papo, falou sobre seu carinho e amor dedicado ao espaço

- Fotos: Carlos Mello
Da Redação: Carlos Mello

A são-roquense Wilma Boccato, 89 anos, recebeu a reportagem do Jornal da Economia em sua residência nesta semana e, num gostoso bate-papo, falou sobre seu carinho e amor dedicado à Igreja de São Benedito.

“Há mais de 30 anos cuido da igreja, cuidava da parte de eventos e João Machado era o tesoureiro, depois ele não quis mais. Comecei a fazer rifas, jantares, almoço, fui lutando para conseguir renda para ajudar a pagar as despesas da igreja”, disse para a nossa reportagem.

Wilma contou ainda que devido ao tratamento do marido Rubens Boccato que precisou fazer hemodiálise, ficou afastada das atividades por 6 anos. “Já completou dois anos que meu marido foi embora e voltei a colaborar com a igreja. Neste  momento da pandemia mesmo, fiz rifas e  venda de bolo por telefone para arrecadar fundos para auxiliar na manutenção", completou.

Wilma nos contou ainda que no ano de 2000 esteve com o marido Rubens na cidade de Pedreira, onde comprou pequenas xícaras para o “café de São Benedito”.

“Gravamos o nome de São Benedito e vendemos em benefício da igreja, foi um sucesso, o povo do Rio de Janeiro, São Paulo nos procurou muito para levar de lembrança”, disse Wilma ao JE.

Construída por escravos em 1855, utilizando na sua construção taipa de pilão, possui um estilo colonial típico da época de sua construção.

É um patrimônio religioso, turístico e histórico de São Roque, cuidado carinhosamente por Dona Wilma Boccato que, ao lado do saudoso marido Rubens, conseguiu realizar grandes melhorias como a troca do piso, bancos e outras reformas.

A igreja agora está sendo pintada novamente e, mais uma vez, quem está por trás deste trabalho é a Dona Wilma Boccato, que já está deixando tudo em ordem para a Festa de São Benedito que é comemorada no dia 6 de janeiro.

“Consegui muito apoio dos amigos aos quais agradeço, eles nos ajudaram comprando as rifas e com o dinheiro estamos pintando a igreja. Pretendemos realizar a festa com barracas e shows durante o início de janeiro”, finalizou.

Veja o vídeo na íntegra deste bate-papo na página do Facebook do Jornal da Economia e em nosso Portal de Notícias na TV JE (jeonline.com.br).

O Jornal da Economia parabeniza e cumprimenta Dona Wilma Boccato pelo ato de amor, respeito e cidadania com este importante patrimônio da cidade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.