03/09/2021 às 16h30min - Atualizada em 03/09/2021 às 15h33min

Lei do vereador Niltinho Bastos declara Ipê Amarelo como símbolo de São Roque

Segundo o parlamentar, a árvore faz parte da história da cidade

- Fotos: Martha Mello / Divulgação

Para São Roque, a árvore Ipê Amarelo hoje é considerada como um símbolo, através da Lei Municipal nº 4.725, de 08 de novembro de 2017, apresentada pelo vereador Niltinho Bastos. Conhecida como pau-d'arco, peúva, ipé, ipeúna, e paratudo, a árvore que em 1978 teve sua flor oficializada como a flor nacional do Brasil faz parte da história da cidade e, às vésperas da primavera, tem chamado bastante atenção de munícipes que gostam de apreciar a fase em que o ipê começa a florescer.

O parlamentar que promoveu o reconhecimento municipal através de um projeto comenta que a beleza do florescer do Ipê Amarelo é uma das mais marcantes características de São Roque. “O Ipê Amarelo tem um significado tão especial para os são-roquenses, nascidos aqui ou de coração, que foi até citado no Hino de São Roque, cuja letra é do músico Edson D’ Aísa, que fez questão de ressaltar o “Agosto Dourado de Ipê”, afirmou Niltinho Bastos.

Na Procissão do Padroeiro São Roque, realizada todos os anos no dia 16 de Agosto, a imagem por diversas vezes foi enfeitada com flores amarelas que lembram o ipê e, diante disso, Niltinho Bastos relembra que a Lei que transforma o Ipê Amarelo como sendo árvore símbolo surgiu após um artigo publicado na coluna ‘São-Roquices’. “A crônica denominada São Roque Dourada de Ipês foi escrita na época pela jornalista e advogada Simone Judica, que mencionava o Ipê Amarelo e fazia referência com a história e as tradições do município. Rapidamente, apresentei a propositura na Câmara Municipal e tive a grata satisfação, ao lado da querida Simone Judica, de perpetuar o Ipê Amarelo junto à história de São Roque”, relatou o parlamentar.

Bastos ainda explica que a Lei também foi criada para incentivar outras pessoas a plantarem Ipês Amarelos. “Mais do que transformar a árvore em símbolo do município, a proposta visa tornar ainda mais bonita a nossa São Roque e com o agosto Mais Dourado de Ipê”, finalizou ele.

Exemplares plantados

Em julho de 2020, começaram a ser plantados exemplares de Ipê Amarelo ao longo da Avenida Prefeito Zito Garcia, em São Roque. A árvore, que traz flores amarelas de um tom intenso, pode atingir até 30 metros de altura e 60 centímetros de diâmetro. Quando florescer, daqui a alguns anos, deve trazer um belo aspecto à avenida da cidade, um verdadeiro cartão postal.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.