31/07/2021 às 23h17min - Atualizada em 31/07/2021 às 23h18min

A importância de ter cuidado com compras online

Seja para comprar nas suas lojas favoritas em Rappi ou em algum marketplace, é vital saber a importância de ter cuidado com compras online. Afinal de contas, a Internet é um local com muitas oportunidades de ganhos e crescimentos, mas também é um espaço onde muita coisa pode dar errado e podemos sempre sair no prejuízo. Portanto, se precaver é sempre muito importante.

Para se ter uma ideia da importância de ter cuidado com compras online, 12 milhões de brasileiros foram vítimas de golpes financeiros na Internet em apenas um ano. A maior parte desses golpes acontece motivada por uma compra online, incluindo aí possibilidades de lojas virtuais falsas e muito mais. Por causa disso, ter cuidado com as compras online nunca é demais.

Quer saber qual a importância de ter cuidado com compras online e como se precaver na hora de fazer suas movimentações no mercado? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Qual a importância de ter cuidado com compras online?

Infelizmente, ainda existem muitos golpes realizados na Internet com base em ofertas de supostos produtos para venda online. Isso acontece especialmente em plataformas não-seguras ou em sites criados especialmente para aplicar os golpes nas vítimas.

Portanto, é vital manter o cuidado na hora de fazer compras online para garantir que está tudo certo e que você não sairá prejudicado de nenhuma forma.

4 dicas para se precaver ao comprar na Internet 1. Nunca salve seus dados em um site

Muitos sites de lojas virtuais oferecem a possibilidade do comprador guardar os seus dados do cartão de crédito e endereço para facilitar na hora de fazer uma nova compra no futuro. Por exemplo, a Amazon é um desses sites, usando os dados salvos para a possibilidade da “compra de 1 clique”.

O problema de deixar seus dados salvos nos servidores das lojas é que, caso elas sofram um ataque, sua informação financeira fica vulnerável. É por isso que tantas pessoas acabam vendo compras sendo feitas em seus cartões mesmo sem saber como a informação pode ter sido vazada.

Por isso, sempre que houver a opção de salvar os dados, evite fazer isso. O melhor é ter de inserir as informações novamente (até por uma questão de saúde financeira, evitando que você ou alguém da sua família faça compras por impulso).

2. Verifique se a loja é de confiança

Antes de fazer uma compra online, é importante verificar se aquela loja é de confiança. Isso porque você pode ser vítima de um golpe ou se colocar em uma posição vulnerável por causa do e-commerce.

Em primeiro lugar, veja se há um cadeado na URL do site. Se houver, então a página tem uma criptografia boa o suficiente para proteger a transmissão de dados entre você e o servidor do site.

Em seguida, confira se a loja tem dados de empresa públicos, como CNPJ, endereço e outros. Essa informação deve constar na página (normalmente fica no rodapé), conforme manda a Lei do Ecommerce.

Quando achar os dados, pesquise-os na Internet para garantir se são verdadeiros mesmo. Aproveite e pesquise o histórico da loja, para saber se há reclamações sobre ela na Internet e qual a natureza dessas críticas.

3. Tenha atenção com propostas boas demais

Uma das maneiras com que os golpistas tentam enganar suas vítimas é com propostas boas demais para ser verdade. Por exemplo, o fogão que custava R$ 1.500,00 está agora por R$ 500,00.

Na vasta maioria das vezes, esse é um tipo de negócio que simplesmente não existe. A empresa não pode vender o item com prejuízo, por isso, há um limite do desconto que pode ser dado.

Sempre que a proposta for boa demais, desconfie. Faça uma pesquisa antes de comprar.

4. Use o cartão virtual para fazer compras online

A maior parte dos bancos digitais (e até alguns tradicionais) oferecem a possibilidade dos clientes usarem cartões virtuais. São representações digitais dos seus cartões de crédito reais, mas que podem ser facilmente bloqueadas ou excluídas sem afetar o cartão principal, já que contam com números e códigos diferentes.

Se você tiver essa possibilidade, use sempre o cartão virtual. Assim, caso os dados sejam acessados, é só bloquear pelo app do banco e continuar usando o mesmo cartão físico, sem precisar passar pelo processo de emissão.

Agora que você já viu a importância de ter cuidado com compras online e aprendeu como se precaver, já pode atuar na Internet com um pouco mais de segurança. Lembre-se de, preferencialmente, fazer compras em lojas maiores e mais seguras. Mesmo em marketplaces, as lojas garantem que o produto será entregue ou o dinheiro será devolvido. Por isso, é mais seguro comprar com quem é mais conhecido.

E aí, gostou do conteúdo? Então compartilhe essas dicas nas redes sociais para que seus amigos também fiquem mais seguros!

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.