30/07/2021 às 13h27min - Atualizada em 30/07/2021 às 13h29min

Fragmentos da Realidade narra vivências de pessoas em situação de rua

Arte audiovisual expõe a vulnerabilidade social em meio à pandemia

- Fotos: Divulgação
Vivian Helen

Contemplada pela lei Aldir Blanc, a produção artística Fragmentos da Realidade é um projeto audiovisual e de viés social que narra vivências de pessoas em situação de rua em meio ao atual cenário pandêmico.

Vinicius Lombardi Tanzi, 29 anos, produtor artístico e diretor do projeto é conhecido em São Roque por sua atuação nos espaços de cultura e lazer e seu engajamento em diversas produções socioculturais que representam as tradições da cidade como; o Carnaval local, auto de Páscoa, Festa de Agosto, apresentações na Expo São Roque e aulas no Centro Cultural Brasital. “As cenas mostram que a realidade de cada um de nós não é a mesma, embora com a pandemia tenhamos a mesma realidade. Retratamos os processos que levam uma pessoa à situação de rua e suas adversidades como vícios, prostituição, doenças e toda marginalização social”, conta Vinicius.

Criação colaborativa e criativa

O teatro documentário é composto por seis atores, que de forma plural representam as pessoas em situação de rua com base na interpretação realista. Todo o roteiro não foi elaborado somente pelo diretor e sim desenvolvido por meio do método colaborativo, desse modo todo o elenco criou o roteiro com acompanhamento psicológico direcionado à técnica do psicodrama que estimula a espontaneidade e a criatividade.

Erick Domingues, 34 anos, psicólogo clínico foi quem aplicou a técnica do psicodrama e através de atendimento individual aos atores, inversão de personagens e oficinas de contato direto com pessoas de situação de rua o roteiro surgiu de forma coletiva e colaborativa. “O psicodrama é um método da psicologia que visa a ação e a própria palavra significa ‘ação da alma’, o criador foi Jacob Levy que uniu a dramatização com estudos psicológicos. Todo o método tem como objetivo estimular a compreensão pessoal e social, também despertando a empatia pela vivência de outro alguém”, explica Erick.

A aplicação do método auxiliou o elenco a dar vida às cenas com sintonia e espontaneidade, unindo experiências com foco na interpretação realista. Erick também ressalta a relevância social das produções artísticas em formato audiovisual em meio à pandemia, “Vivemos na era da informação e vejo o poder na produção da indústria audiovisual em dar voz às classes menos favorecidas, como as pessoas em situação de rua. Ao falar sobre o Fragmentos da Realidade é uma produção que expõe de forma lúdica e teatral as vivências de tais pessoas que não tem voz”, diz ele.

Todas as cenas serão gravadas na praça pública Pedro Conti e o projeto completo será divulgado de forma gratuita na página oficial do projeto no Facebook visando o olhar democrático do audiovisual. Vinicius Tanzi, como diretor expõe o que sente em relação a arte e a produção documental, “A arte é sinônimo de vida e toda a história mostra que sempre precisamos dela. Gosto de uma frase de Bertolt Brecht que levo sempre comigo, ‘Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver’, ela me marca e traduz um pouco do que sinto e vivo”, finaliza Tanzi.

Saiba mais sobre Fragmentos da Realidade

Acesse: Fragmentos da Realidade


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.