01/07/2021 às 23h00min - Atualizada em 01/07/2021 às 23h00min

Mesmo com o Dia das Mães, comércio eletrônico tem leve alta de 0,10% nas vendas no Brasil em maio, frente a abril, revela o índice MCC-ENET

O faturamento, no mesmo período, também teve crescimento de 0,96%

Assessoria de Imprensa Foto: Pixabay

O Dia das Mães é uma data que impulsiona as vendas, mas o e-commerce brasileiro registrou apenas leve alta nas vendas ao comparar o mês de maio com abril: 0,10%. Usando a mesma base comparativa, o faturamento do setor cresceu 0,96%. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).
 

"Em que pese tenhamos observado um aumento significativo nas compras online nas semanas que antecede o Dia das Mães, a flexibilização das restrições ao comércio físico, e gradual abertura de lojas e shoppings centers no país, justifica uma leve retração em comparação com o ano anterior", analisa Felipe Brandão, secretário executivo da camara-e.net.
 

Vendas online
 

Pela primeira vez, desde o lançamento do índice MCC-ENET (outubro de 2019), ao comparar o mesmo mês (maio) com o do ano anterior, este ano teve retração: (−9,10%).
 

Porém, no acumulado do ano, as vendas seguem positivas: 14,07%.
 

Na avaliação por região do país, considerando a comparação entre maio e abril, os resultados foram: Nordeste (4,74%), Sul (4,28%), Norte (1,66%), Centro-Oeste (0,10%) e Sudeste (−1,96%).
 

No acumulado do ano, a configuração ficou da seguinte forma: Nordeste (29,95%), Centro-Oeste (29,15%), Norte (24,82%), Sul (16,95%) e Sudeste (8,66%).
 

Faturamento
 

Mesmo com a queda nas vendas online na avaliação entre maio de 2021 com o mesmo mês do ano passado, o faturamento do setor teve alta de 8,79%.
 

A composição regional, usando como base comparativa maio com o mês de abril, ficou da seguinte forma: Nordeste (5,27%), Sul (4,28%), Norte (1,63%), Sudeste (−0,82%) e Centro-Oeste (−1,63%).
 

No acumulado do ano, os dados foram: Centro-Oeste (40,24%), Nordeste (40,05%), Norte (33,27%), Sul (28,30%) e Sudeste (19,40%).
 

Participação do e-commerce no comércio varejista
 

Em abril de 2021, o e-commerce representou 12,8% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção). No acumulado dos últimos 12 meses, nota-se que a participação do e-commerce no comércio varejista corresponde a 10,9%. Vale destacar que esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgada no dia 8 de junho.
 

Categorias
 

Em abril de 2021, a composição de compras realizadas pela internet, por segmento, ficou da seguinte forma: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (43,2%); móveis e eletrodomésticos (27,3%); e tecidos, vestuário e calçados (10,3%). Na sequência, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,3%); outros artigos de usos pessoal e doméstico (6%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,4%); e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (2,5%). Esse indicador também utiliza a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE como base.
 

Consumidores Online
 

Outra métrica avaliada pelo MCC-ENET revela que, no trimestre de janeiro a março de 2021, 17,2% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online. Observa-se uma queda de 1,2 p.p em relação ao trimestre anterior (18,4%). Já na comparação com o mesmo período em 2020 (12,3%), houve crescimento de 4,9 p.p.
 

Metodologia do MCC-ENET
 

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Neotrust | Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.
 

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.
 

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pela Neotrust | Movimento Compre & Confie.
 

Clique aqui para acessar o estudo completo: https://www.mccenet.com.br/
 

O que é MCC-ENET - É o resultado de uma parceria formada entre o Compre & Confie e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). O MCC-ENET é o primeiro indicador a fazer um acompanhamento sistematizado da evolução dos preços do varejo online brasileiro. Utilizando uma metodologia confiável e dados reais de vendas dos principais varejistas, é a principal referência como fonte de informações sobre o setor, tanto para as empresas como para agentes do mercado e consumidores.


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