04/06/2021 às 10h49min - Atualizada em 04/06/2021 às 10h49min

Prefeitura alerta sobre aumento de internações por Covid-19 em São Roque

Diretor de Saúde Dr. Luís Redda e prefeito Guto Issa fizeram um apelo à população nesta quinta-feira (03)

- Fotos: Reprodução / Facebook
Da Redação: Ana Laura Gonzalez

O número de internações ligadas à Covid-19 em São Roque aumentou de forma preocupante nas duas últimas semanas. Após queda registrada no final de abril, a cidade começou o mês com 29 casos, número que passou a crescer com os dias e se acentuou na segunda quinzena, atingindo picos de 51 internações, no dia 24, e fechando o mês com 49 pacientes hospitalizados em leitos de UTI e enfermaria dos hospitais Santa Casa, Unimed e São Francisco, o que torna maio o mês com maior número de internações por coronavírus.

Até o fechamento desta reportagem, o município registra mais 30 casos positivos da doença e conta com 48 pacientes internados. De acordo com dados divulgados pela Prefeitura Municipal, desde o início da pandemia São Roque contabiliza 5.055 diagnósticos confirmados e 154 óbitos decorrentes do coronavírus.

Ainda segundo o governo municipal, a maioria dos pacientes internados na cidade é atendido pelo sistema municipal de Saúde, tanto na Santa Casa quanto no Hospital São Francisco, que teve parte de seus leitos UTI e enfermaria para Covid-19 alugados pela administração são-roquense. A ação garantiu que o sistema de saúde do município não entrasse em colapso, mantendo o atendimento tanto aos moradores da cidade, quanto de transferências de cidades vizinhas.

O alerta de aumento de casos é levantado também pela Santa Casa da cidade, que registrou no último dia 31 de maio 140 atendimentos na ala dedicada ao tratamento da Covid-19, enquanto a média diária fica em torno dos 50 pacientes.

Alerta aos munícipes

O prefeito de São Roque, Guto Issa, realizou uma transmissão ao vivo nesta quinta-feira (03) na companhia do diretor de Saúde, Dr. Luís Carlos Redda, para falar sobre o aumento de casos e internações por Covid-19 registrado nas últimas semanas.

Na ocasião, ele ressalta que o município está “em um momento crítico, e precisa unir esforços e redobrar os cuidados”, ainda mais levando em conta o surgimento da nova variante indiana na região. “Ainda não foi detectada em São Roque, mas na região, e isso nos preocupa bastante, então estamos fazendo um alerta para a população, porque a situação pode piorar”, disse Guto Issa, que pretende intensificar a fiscalização na cidade pelos próximos dias.

O Dr. Luís Redda também reforçou a prática dos cuidados e chamou a atenção para o fato de que cada vez mais jovens tem sido internados em decorrência da Covid-19. “Nós já estamos há um ano e três meses vivenciando essa situação que muito nos aflige, então aquele cuidado que muitas vezes a gente percebia já não existe tanto e agora notamos na população um certo descuido em relação às medidas preventivas. A partir do primeiro trimestre existiu um aumento não só no número de casos, mas também nos óbitos, mostrando que a doença não deixou margem para que a gente esqueça dela, muito pelo contrário”, declarou o diretor de Saúde.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.