10/02/2021 às 16h14min - Atualizada em 10/02/2021 às 16h14min

Quais são os desafios para a prevenção à lavagem de dinheiro com a evolução tecnológica?

De acordo com a Mazars, auditoria e consultoria empresarial, a segurança cibernética é um dos principais pontos discutidos nos dias de hoje

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

De acordo com uma publicação especializada, a Finbold, os grandes bancos tiveram em todo o planeta mais de US? 15,13 bilhões em multas no ano passado. Um dos principais motivos são as falhas ocorridas no combate à lavagem de dinheiro. Em um mundo cada vez mais tecnológico, quais são os desafios quando se trata do tema?
 

"Nos dias de hoje, com a evolução tecnológica, tanto as empresas quanto as instituições financeiras investem em segurança cibernética para enfrentar e minimizar os riscos de fraudes. O mundo todo tem olhado esse aspecto com mais atenção e, obviamente, como a forma de lavagem de dinheiro muda, principalmente por conta da mudança dos modelos de negócios, a maneira em que tudo é monitorado também evolui", afirma Janny Castro, diretora de Financial Services da Mazars.
 

Ainda de acordo com a executiva, outro desafio está relacionado às criptomoedas. "Para adquirir esse tipo de ativo, não é preciso passar por um intermediário financeiro. Quem entende um pouco mais do assunto compra diretamente, o que torna complexa a identificação do indivíduo que está realizando a operação, pois neste cenário não há uma barreira de controle".
 

Sem a figura de um intermediário, que faça o processo de "conheça seu cliente", não haverá uma avaliação da origem lícita dos recursos. O processo de "conheça seu cliente" é exigido pelos reguladores no sentido de garantir a identificação da pessoa que está realizando uma operação. "Há um gap bem significativo. Há ainda a necessidade de um aprofundamento das discussões a respeito do assunto", diz Janny.
 

A especialista alerta para a facilidade de criar uma criptomoeda. "Os problemas da falta de regulação específica e a falta de identificação das pessoas são o uso desses recursos para lavagem de dinheiro, fraude e até mesmo terrorismo", declara.
 

Sobre a Mazars
 

Especializada em auditoria, BPO, consultoria, serviços tributários e financeiros, a Mazars é uma empresa internacionalmente integrada, operando em mais de 90 países ao redor do mundo. Contamos com a experiência e o conhecimento de mais de 40 mil profissionais para auxiliar clientes de todos os tamanhos em cada estágio de seu desenvolvimento. No Brasil, a Mazars tem mais de 800 colaboradores em seus cinco escritórios (São Paulo, Campinas, Barueri, Rio de Janeiro e Curitiba).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.