28/10/2014 às 10h52min - Atualizada em 28/10/2014 às 10h52min

Não se aperte na hora de pagar as mensalidades da faculdade

Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Texto e foto: Assessoria de Imprensa

O número de instituições particulares de ensino superior ao redor de todo o Brasil está cada vez maior. Mas de nada adiantaria aumentar o número de faculdades e universidades sem medidas para alavancar o crédito, possibilitando aos mais jovens bancar seus estudos. Veja algumas alternativas para pagar as mensalidades da faculdade sem comprometer seu orçamento mensal.

 

Prouni

O Programa Universidade para Todos foi criado pelo Governo Federal em 2004 e dá bolsas integrais ou parciais nas instituições de ensino superior privadas, tanto em cursos de graduação quanto os sequenciais de formação específica.

Para participar é necessário que o estudante faça a prova do ENEM, obtenha nota mínima de 45 pontos e comprove uma renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa. Além disso, ele precisa ter cursado o todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral.

 

Fies

O Fies é um Programa de Financiamento Estudantil da Caixa Econômica Federal que financia graduações de estudantes que não possuem condições de pagar o ensino superior e já estejam matriculados.

Para participar do programa é preciso fazer um processo seletivo com outras pessoas que também desejam receber o financiamento. Os critérios são definidos pelo MEC a cada novo ano, para ficar mais democrático.

 

Crédito universitário

O crédito universitário é oferecido por faculdades e empresas privadas. O estudante que se interessa por ele deve procurar empresas como o Crédito Universitário Pravaler, da Ideal Invest. Como cada financiadora tem suas próprias regras, é necessário entrar em contato e esclarecer as suas dúvidas.

 

Bolsas

Várias universidades oferecem bolsas conforme a posição que o candidato alcançar com sua nota no vestibular. Os primeiros colocados chegam a conseguir até mesmo uma bolsa integral. Outras utilizam a nota do ENEM para fornecer descontos e deixar as mensalidades menos pesadas ao bolso do estudante. Porém, é importante que o aluno mantenha um bom desempenho para continuar pagando menos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.