14/11/2020 às 09h30min - Atualizada em 14/11/2020 às 01h03min

Eleitor que não cadastrou a biometria em 2019 pode votar nas Eleições 2020

Eleitores de São Roque e região que não registraram sua biometria no ano passado poderão votar normalmente.

Os eleitores que não realizaram o cadastro biométrico em 2019 poderão votar normalmente nas eleições municipais de 15 de novembro. São Roque, Mairinque, Araçariguama e Alumínio faziam parte dos 479 municípios paulistas onde a biometria havia se tornado obrigatória no ano passado, com possibilidade do eleitor que não passasse pelo processo ter seu título cancelado.

A norma gerou grandes filas no Cartório Eleitoral de São Roque (Zona 131), responsável pelas quatro cidades, porém a pandemia mudou os planos das eleições e, em abril deste ano, a Justiça Eleitoral suspendeu temporariamente o cancelamento de títulos dos eleitores que não compareceram ao cadastramento biométrico obrigatório de 2019. Deste modo os eleitores de São Roque e cidades da região que não registraram sua biometria no ano passado poderão votar normalmente.

Apesar da medida, após as eleições o eleitor deverá regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, já que após o processo eleitoral, os títulos dos eleitores que ainda não regularizaram sua situação junto aos Cartórios Eleitorais terão seus títulos cancelados.

“Após a reabertura do cadastro eleitoral, que ocorrerá depois de 29 de novembro, os eleitores deverão ir ao seus cartórios para regularizar a situação eleitoral”, informa o portal do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.

É importante ressaltar que, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a revogação da suspensão do título só vale para aqueles que não realizaram a biometria obrigatória e quem já estava com o título suspenso por outros motivos, não pode votar.

O TRE informou que o cadastramento biométrico atingiu 78% do eleitorado nacional em janeiro de 2020, onde mais de 100 milhões de brasileiros tiveram seus dados biométricos coletados. A meta é concluir o cadastro de todo o eleitorado do país até 2022.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.