07/11/2020 às 14h09min - Atualizada em 07/11/2020 às 15h16min

Joe Biden é novo presidente dos EUA

Mídia Americana aponta eleição após vitória do candidato na Pensilvânia

Após quatro dias de um intenso e tenso trabalho de apurações, as eleições americanas culminaram com a já esperada vitória do candidato Joe Biden, segundo previsões já compartilhadas por diversos veículos de imprensa do pais. Apesar das apurações ainda não terem terminado em todos os estados, a mídia americana informou que o candidato Democrata já tem votossuficientes para ser o 46º presidente dos Estados Unidos da America.

As eleições americanas funcionam de forma diferente da brasileira, com votos feitos de forma indireta, através de delegados eleitorais escolhidos pela população de cada estado e que votam no presidente de acordo com a maioria dos votos dos eleitores. A california, por exemplo, é um dos maiores estados e como a maior parte dos votos na região foi direcionada a Biden, todos os seus 55 delegados escolheram oo candidato democrata.

Para ser eleito Presidente dos Estados Unidos, o candidato deve alcançar a marca de 270 votos, e segundo projeções sobre as apuração, o concorrente de Donald Trump teria conquistado o número de votos necessário após vencer na Pensilvania. As projeções valem como resultado oficial, porém geralmente são exatas o suficiente para que a sociedade reconheça a eleição de um presidente americano.

Porém a vitória de Biden, se oficializada, não deve ser tranquila devido a campanha de Trump, que já vem alegando em diversos momentos que a eleição está sendo roubada e promete ações na Justiça para impedir que o concorrente vença.  A campanha Republicana pediu recontagem em Wisconsin e tenta suspender a apuração na Geórgia,  Michigan e principalmente na Pensilvania, estado importante na disputa eleitoral e onde Trump tenta impedir que sejam contados os votos que cheguem depois da eleição, vindos através do correio.

Autoridades eleitorais do Condado de Fulton já informaram que a Geórgia realizará a recontagem de votos em primeiro de dezembro, pois a legislação do estado prevê que, caso a diferença entre os candidatos seja menor do que 0,5 ponto percentual, é possível pedir a recontagem.

Trump vem insistentemente alegando que fraudes nas eleições americanas, porém até o momento não informou a fonte de tais informações ou provas que comprovem qualquer irregularidade no processo eleitoral.

Caso comprovada, a vitória de Biden marca o retorno de um democrata à Casa Branca desde a saída de Barack Obama (de quem Biden foi vice-presidente) em 2017.  Perdendo as eleições, Trump se tornar o primeiro presidente em exercício dos EUA a perder uma candidatura à reeleição desde George H.W. Bush, em 1992.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.