07/11/2020 às 12h30min - Atualizada em 07/11/2020 às 02h25min

Confira a programação da Paroquia de São Roque

Semana Ministerial Paroquial à luz do tema 'Amizade com Deus gera a amizade social'

“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá.” (Jo 11,25) – A mensagem semanal da série “Lições da Covid-19” redigida pelo nosso Pároco Pe. Daniel Balzan nos traz como reflexão o Dia de Finados (02 de novembro). Com fé e esperança, rezemos: “Espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém!”. Uma boa leitura!

LIÇÕES DA COVID-19 (33)

Creio na vida eterna!

Entramos no mês de novembro, quando a Liturgia celebra o dia de Todos os Santos e de Finados. São duas comemorações sucessivas: comemorando a felicidade eterna na Casa do Pai e outra, a realidade da morte como algo que cada um de nós um dia há de passar. Coincidentemente, esses dias nós celebramos a Missa de um ano do falecimento de Dom Ercílio Turco (30 de outubro); e uma coincidência maior, enquanto compondo esta mensagem, recebo a notícia do falecimento de uma sobrinha minha “Mona” que deixou uma família em luto. Portanto, o tema da nossa partilha, hoje, será a realidade da morte!

Nota-se que muitos não sabem o que fazer com a morte! Tentam ignorá-la e se esquecer dela quanto antes. Busca-se cumprir os trâmites civis e religiosos costumeiros e retomar a vida normal. Queiramos ou não, um dia a “Senhora Morte” baterá em nossa casa, tirando do nosso meio algum ente querido. Como reagir perante ela quando arrebata a nossa mãe? Que atitude tomar quando um filho parte? Que fazer diante da experiência da morte?

A morte é uma porta que cada pessoa atravessa sozinha, sem companhia e sem a proteção de ninguém. Uma vez fechada a porta, o falecido permanece-nos oculto para sempre. Nada se sabe o que há por trás da porta. Sabe-se apenas que entra na eternidade insondável de Deus. Aliás, quem diz isto é a religião. A Ciência nada diz a respeito. Tudo termina na morte!

Mas, o que a fé nos diz sobre esta realidade? Aí entra o que Jesus afirma: “Pai, aqueles que me destes, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me destes, porque me amastes, antes da fundação do universo” (Jo 17,24). À luz da palavra de Jesus, não há desesperança ou revolta. Há, sim, a esperança de algo totalmente novo: “Na casa do meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós” (Jo 14,2).

Temos costume de marcar presença nos velórios. Isto é bom, pois, trata-se de um gesto de solidariedade e caridade cristã para com os familiares enlutados. Obviamente, as flores que oferecemos, as condolências que prestamos, os monumentos que erguemos fazem bem a nós, os vivos, pois atenuam o peso da experiência da morte. Somos críticos e polêmicos, mas continuamos vulneráveis e mortais! Somos materialistas e incrédulos, porém, continuamos inseguros e perplexos! Levantamos dúvidas; no entanto, não negamos a morte!

A Esperança Cristã não ignora a morte nem desvaloriza os sentimentos entre os humanos. A Esperança Cristã nos diz que aquela porta que se fecha para nós, se abre para o falecido numa outra dimensão - realidade totalmente nova na Eternidade de Deus. É como Jesus na Cruz que reza com confiança: “Pai em tuas mãos entrego o meu Espírito” (Lc 23,46). Assim também a fé cristã nos diz perante a morte. É como que dizendo ao nosso ente querido: “Te deixamos nas mãos do Pai - lugar seguro e cheio de glória! É o melhor que pudemos te oferecer! Desfrute da vida eterna! Um dia, voltaremos, a nos ver”!

Creio na Vida Eterna! Dai-lhes, Senhor, descanso!

 Pe. Daniel Balzan – Pároco

PROGRAMAÇÃO DE MISSAS - Dia 08: Domingo, às 09h00 e 19h00; Dia 11: 4ª feira, às 19h00.

Agende a sua participação presencial nas Celebrações Eucarísticas junto à Secretaria Paroquial pelo telefone 4712-2377, de 2ª a 6ª feira, das 09h00 às 12h00, das 13h00 às 17h30. Acompanhe também as nossas publicações e transmissões ao vivo pelas redes sociais da Paróquia (Instagram e Facebook)!

SEMANA MINISTERIAL: No período de 09 a 13 de novembro, todas as Paróquias da Diocese são chamadas pelo nosso Bispo Dom João a realizar a Semana Ministerial Paroquial à luz do tema “Amizade com Deus gera a amizade social”. Portanto, convidamos os nossos Ministros a participarem conosco desta semana de formação e espiritualidade conforme a seguinte programação: Dia 09 – Adoração Eucarística; Dia 10 – Efeitos da Pandemia no Ministério; Dia 11 – Santa Missa; Dia 12 – Estudo da Encíclica “Fratelli Tutti”. Todos os encontros serão realizados na Igreja Matriz São Roque, às 19h00. Informamos que a participação presencial dos Ministros com mais de 60 anos ou pertencentes aos grupos de risco é facultativa; para tanto, haverá transmissão ao vivo todos os dias a partir das nossas redes sociais. No dia 13, às 20h00, haverá uma Celebração Diocesana com o Bispo, na Catedral, com a participação apenas dos Coordenadores Paroquiais. Vivamos intensamente este momento de comunhão paroquial e diocesana!

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.