02/11/2020 às 07h30min - Atualizada em 02/11/2020 às 11h44min

Morre o ator Tom Veiga, intérprete do Louro José

Profissional era responsável pela voz e pela manipulação do personagem desde 1996

- Foto: Reprodução / internet

Faleceu neste domingo (1º), aos 47 anos, o ator Tom Veiga, intérprete do Louro José, personagem do programa "Mais Você", apresentado por Ana Maria Braga na TV Globo. Tom foi encontrado morto em sua casa na Barra da Tijuca, no Rio, e segundo laudo do IML (Instituto Médico Legal) o ator foi vítima de um AVC.

Responsável pela voz e pela manipulação do Louro José desde que o personagem foi criado, em 1996, Veiga trabalhou no "Mais Você" desde a estreia do programa, em 1999, onde levou  tiradas de humor que o tornaram famoso.

O personagem foi idealizado por Ana Maria Braga em 1996, quando ela apresentava o programa "Note e Anote", na Record. Como a atração entrava no ar após a programação infantil, a apresentadora teve a ideia de fazer um personagem que chamasse a atenção das crianças.

"Precisava ser um bicho que falasse, que interagisse comigo, mas não podia ser cachorro, porque cachorro não fala, passarinho não fala. E, por eliminação, decidimos pelo papagaio. Eu tenho um em casa chamado Louro José. Ele fala e assobia o hino nacional", lembrou Ana Maria ao Memória Globo, sobre o surgimento do louro.

Diversas pessoas foram testadas para manipular o papagaio, mas quem ficou com o papel desde o começo foi Tom Veiga, que trabalhava como assistente de estúdio do "Note e Anote". Certa vez ele pegou o fantoche para brincar com os colegas e quando Ana Maria viu a cena, o convidou para interpretar o Louro ao vivo no dia seguinte.

"Eu estava brincando com o boneco na produção, tirando sarro do pessoal que trabalhava com a gente, e ela [Ana Maria Braga] viu e gostou. Ela falou: 'Amanhã você entra no ar como Louro José, tá?", afirmou Veiga em 2014 ao Memória Globo.

O personagem começou atuando num quadro de Pegadinhas, no qual Ana Maria e Louro José faziam disputa de piadas, onde o papagaio ganhou destaque por suas tiradas engraçadas. Com o passar do tempo, o Louro José foi ganhando mais espaço até se tornar parte integrante do programa, o que continuou com a ida de Ana Maria para a Globo.

A apresentadora Ana Maria Braga se manifestou nas redes sociais, sobre a morte do profissional. "Perdi meu parceiro de todo dia, meu amigo, meu filho. O Tom era um menino de sorriso solto, sempre alegre, com um humor único e talentoso demais. A fragilidade da vida nos pegou mais uma vez de surpresa e me deixou completamente sem chão. O momento agora é de oração", escreveu, em seu perfil no Instagram.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.