20/10/2020 às 15h37min - Atualizada em 20/10/2020 às 15h37min

Senador Chico Rodrigues amplia licença de 90 para 121 dias

Suplente de Rodrigues, que é filho do parlamentar, deve assumir o mandato durante licença

- Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado
Fonte: Portal G1

Horas depois de ter pedido licença do mandato parlamentar por 90 dias, o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) protocolou nesta terça-feira (20) uma retificação, mudando o período para 121 dias (veja o pedido).

O pedido foi aprovado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). De acordo com o Portal G1, quem deve assumir o mandato é o primeiro suplente, Pedro Arthur Ferreira Rodrigues, filho do parlamentar. O pedido inicial de licença de Chico Rodrigues, de 90 dias, não levaria à convocação do suplente. Agora, com a autorização superior a 120 dias, Pedro Arthur Rodrigues será chamado.

Chico foi flagrado com R$ 33 mil na cueca na semana passada. A quantia foi encontrada em meio a uma operação que cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do senador. O DEM, partido ao qual Chico Rodrigues é filiado, solicitou ao STF para ter acesso às investigações.

A operação apura suposto esquema de desvio de recursos públicos em Roraima. O parlamentar negou as acusações e declarou que o dinheiro teria serventia para pagar funcionários.

Após a operação da semana passada, partidos políticos protocolaram uma representação no Conselho de Ética no Senado com a finalidade de cassar o mandato de Chico Rodrigues.

Aliados do parlamentar, no entanto, passaram esta segunda-feira costurando um acordo para que Chico Rodrigues tivesse licença. Jayme Campos (DEM-MT), o próprio presidente do Conselho de Ética, recomendou que o senador se licenciasse por 121 dias.

O caso de Rodrigues também está sendo analisado pelo Supremo Tribunal Federal. Isso pelo fato de que o ministro Luís Roberto Barroso determinou o afastamento do senador, porém submeteu a decisão ao plenário do tribunal. O presidente do STF, Luiz Fux, marcou o julgamento do caso para esta quarta-feira (21).

Os advogados de Chico Rodrigues declararam nesta terça ao Supremo Tribunal Federal o afastamento do senador. "Entende esta defesa, com as mais respeitosas vênias, que o julgamento previsto para a sessão plenária de 21/10/2020 encontra-se prejudicado", acrescentou a defesa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.