13/10/2014 às 13h48min - Atualizada em 13/10/2014 às 13h48min

Dez dicas fundamentais para fotos de festas infantis

Texto: Assessoria de Imprensa - Foto: Divulgação
Texto: Assessoria de Imprensa - Foto: Divulgação

O trabalho de qualquer fotógrafo envolve sempre retirar de qualquer momento uma informação visual ou eternizar alguma situação única. No caso de festas infantis, por exemplo, cada registro torna-se especial pela afetividade dos pais e pelas memórias que evocam, por isso o trabalho desse profissional é muito importante. Confira dez dicas fundamentais para conseguir belos cliques e produzir um resultado diferenciado.

 

Luz

A luminosidade deve ser uma das principais preocupações de qualquer fotógrafo. Em ambientes onde há pouca incidência de luz, é necessário avaliar se as lâmpadas do local fornecerão o resultado desejado. Caso contrário, é preciso levar consigo equipamentos de iluminação e flashes. Uma avaliação prévia do local pode ajudar muito, principalmente porque será necessário auxílio de alguém para operar os utensílios.

 

Rebatedor

Em festas durante o dia, deve-se aproveitar ao máximo a luz fornecida pelo ambiente. Para isso, um bom rebatedor vai ajudar a refletir a iluminação, dando maior visibilidade e preenchimento no caso de retratos. Esses equipamentos são excelentes até mesmo em dias nublados e em ambientes externos, melhorando muito a qualidade das fotografias.

 

Disparo em série

O disparo em série é uma das melhores maneiras de aproveitar as imagens do evento sem ter imagens borradas ou desfocadas. Ele ajuda na captação de movimentos rápidos, principalmente no caso de crianças. Por isso, uma boa iluminação é essencial para que tudo corra bem, uma vez que o obturador disparará com extrema rapidez, prejudicando também a captação de luz. Assim, o cenário deve estar bem iluminado para que o resultado final seja satisfatório.

 

Atrair a atenção dos pequenos

A simpatia é uma das características principais dessa e de qualquer tarefa. Nesse caso, atrair a atenção e cativar os pequenos faz parte do trabalho para se obter uma boa foto. Não é fácil fotografar crianças, é preciso paciência, energia e atenção constante sobre a atividade.

 

Planejamento
Vale a pena criar um pequeno roteiro para se planejar na hora de clicar alguns momentos. O período da festa pode ser longo, mas o tempo voa se não há uma programação inicial adequada, perdendo diversas oportunidades de ótimas imagens do evento. Esse estudo vai desde chegar mais cedo ao local ou até visitá-lo anteriormente, para saber sobre as condições de iluminação e espaços disponíveis para fotografar. Muitas vezes, esse conhecimento de campo fornece informações suficientes para modificar completamente as perspectivas sobre qualquer ensaio.

 

Conversa anterior

Uma conversa com os pais é um ponto que modifica completamente a recepção do produto final. Isso porque muitas vezes as expectativas não correspondem às possibilidades ou há falta de comunicação em relação ao que os pais esperam das imagens finais do evento. Para evitar aborrecimentos, basta uma conversa sincera com os clientes, trazendo referências de trabalhos e as aspirações desejadas para o registro do evento.

 

Fotografar na altura dos olhos

Uma dica importante, apesar de parecer bastante simples, é fotografar as crianças na altura dos olhos delas. Isso faz com que a perspectiva seja totalmente modificada e as fotografias ganhem em expressão e interesse. Elas são as protagonistas da festa, por isso o foco deve ser nelas sempre.

 

A criança

Antes de tudo, é necessário que ela tenha opinião sobre as fotos que serão feitas em sua festa, principalmente sobre os momentos em que ela pode se sentir incomodada ao ser fotografada. Saber quem são as pessoas especiais para ela também é importante para destacá-las no ensaio. Os retratos do aniversariante devem trazer espontaneidade e provocar sorrisos e expressões alegres, exigindo bastante energia do fotógrafo, que ficará em posições ingratas e precisará ser rápido no gatilho.

 

Atenção

Sempre estar atento a todas as situações é essencial para um bom fotógrafo. A qualquer instante pode surgir uma cena interessante e que ficaria excelente na fotografia. E no caso das crianças, cada instante pode ser o momento perfeito para conseguir uma boa expressão facial ou uma reação interessante. É preciso estar sempre de olho e nunca perdê-los de vista.

 

Inovar

A inovação deve estar sempre presente em cada trabalho, ainda que seja difícil. No caso desse tipo de registro, novas formas de fotografar podem ser exploradas, agradando os clientes e gerando resultados interessantes. Explorar o foco ou camadas na mesma imagem para retratar uma criança pode ser uma excelente ideia. A espontaneidade é também um fator a ser trabalhado, evitando aquelas fotografias posadas clichês e comuns a todos os aniversários infantis.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.